Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9678Palavras-chave:
Gênero discursivo. Ensino/aprendizagem. Língua Materna.Resumo
O trabalho se propõe a discutir o conceito de gênero discursivo veiculado pelo Círculo bakhtiniano, considerando o ensino/aprendizagem de língua materna na educação básica. Toma como pressuposto a teoria de que os gêneros discursivos constituem categorias primordiais para a interação discursiva, uma vez que os gêneros nos são dados como nos é dada a língua materna e que são introduzidos em nossa experiência e em nossa consciência conjuntamente sem que sua estreita correlação seja rompida. A proposta, nesse momento, também, faz uma breve análise dos manuais didáticos do Ensino Médio da rede estadual do estado do Espírito Santo, adotados no triênio de 2012 a 2014, com o objetivo de demonstrar como conceito de gênero discursivo é abordado e aplicado no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio nos referidos manuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0