Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio

Autores

  • Sandra Mara Moraes Lima Sedu/ES - PUC/SP - UFES

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9678

Palavras-chave:

Gênero discursivo. Ensino/aprendizagem. Língua Materna.

Resumo

O trabalho se propõe a discutir o conceito de gênero discursivo veiculado pelo Círculo bakhtiniano, considerando o ensino/aprendizagem de língua materna na educação básica. Toma como pressuposto a teoria de que os gêneros discursivos constituem categorias primordiais para a interação discursiva, uma vez que os gêneros nos são dados como nos é dada a língua materna e que são introduzidos em nossa experiência e em nossa consciência conjuntamente sem que sua estreita correlação seja rompida. A proposta, nesse momento, também, faz uma breve análise dos manuais didáticos do Ensino Médio da rede estadual do estado do Espírito Santo, adotados no triênio de 2012 a 2014, com o objetivo de demonstrar como conceito de gênero discursivo é abordado e aplicado no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio nos referidos manuais. 

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Biografia do Autor

Sandra Mara Moraes Lima, Sedu/ES - PUC/SP - UFES

Mestre em Estudos Literários, Doutora em Lingüística Aplicada e Pós-Doutorado em Linguistica Aplicada.

Áreas de interesse: Análise do discurso, Ensino de Língua materna, Análises discursivas de enunciados literários e ou verbo-visuais. 

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Publicado

30-06-2016

Como Citar

LIMA, S. M. M. Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Revista Odisseia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 118 – 131, 2016. DOI: 10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9678. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9678. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos