O slogan empresarial como construção discursiva

Autores

  • Marília Campos Sabino Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Romerito Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Construção discursiva. Slogan. Linguística Cognitivo-Funcional.

Resumo

 

Neste artigo, analisamos slogans empresariais, compreendendo-os como uma construção discursiva. Desenvolvemos uma análise quali-quantitativa, objetivando investigar as propriedades formais e funcionais dos slogans, bem como verificar e quantificar aspectos recorrentes envolvidos em sua construção, com vistas a captar padrões configuracionais subjacentes à sua formação. Os dados advêm de slogans coletados em lojas de produtos e/ou de serviços na região metropolitana da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. No trabalho, tomamos como base teórica a Linguística Cognitivo-Funcional, que conjuga a tradição funcionalista norte-americana com a Linguística Cognitiva.


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Biografia do Autor

Marília Campos Sabino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

José Romerito Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, professor-pesquisador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/Letras - UFRN) e vice-líder do grupo de pesquisa Discurso & Gramática (vinculado ao PPgEL)

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Publicado

06-10-2016

Como Citar

SABINO, M. C.; SILVA, J. R. O slogan empresarial como construção discursiva. Revista Odisseia, [S. l.], n. 12, p. p. 43 – 57, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10314. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos