Modes of acquiring and producing knowledge within the university

an analysis of academic writing in dissertations by students of Profletras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8n1ID30627

Keywords:

Academic writing. Discourse. Appropriation. Protocol writing.

Abstract

In this text, we carry out an approach to academic writing, understood as a point of articulation between the linguistic and the discursive. As a reference we use concepts from Discourse Analysis, as theory and methodology of reading, to which we associate the principles of evidentiary  reading. The corpus was comprised of six Professional Master’s theses in Letters (Profletras), in which we analyze the processes of articulation of enunciations in the text, more specifically, syntactic and discursive arrangements. Based on the analysis, we dialogue about the forms of appropriation of discourse, understood as modes of saying the speech of the Other. The reading-writing of the corpus allowed us to construe three forms of appropriation – performative, rhetorical, and knowledge. The more expressive presence of the first two indicated the existence, in the texts analyzed, of protocol writing, in which the cited speech is kept far apart from the subject it cites by assymetry, upholding the ideology that in it is the truth it seeks.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valnecy Oliveira Correa Santos, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Maranhão, em 2008. Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí, em 2015. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estudos na linha de Linguística Teórica e Descritiva, com foco nos estudos do texto e do discurso. Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão. Líder do Grupos de Estudos e Pesquisas sobre o Sujeitos e suas práticas de Leitura e Escritura (GESLE). Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso (GETED) e do Grupo de Pesquisa, Ensino, Leitura e Escrita (GPELE). Experiência na área de Letras, ênfase em Língua Portuguesa, com foco nos estudos sobre a Leitura e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa e Formação de professores com foco no processo de ensino e aprendizagem de leitura e de escrita.

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997) Campus de Alto Araguaia, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Campus de Ji-Paraná, Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores. É Assessora Acadêmica do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA/UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED. Coordenadora do Curso de Letras a distância - EAD /UFRN, Editora Chefe da Revista Gelne e Coordenadora do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o ensino da leitura e da escrita - CEFLE. Autora do livro Pesquisa na Graduação: a produção do gênero acadêmico, organizadora do livro Ensino da Leitura e da Escrita e já publicou vários artigos científicos sobre a temática da escrita no ensino superior.

Published

27-01-2023

How to Cite

OLIVEIRA CORREA SANTOS, V.; FABIANO CAMPOS, S. Modes of acquiring and producing knowledge within the university: an analysis of academic writing in dissertations by students of Profletras. Odisseia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–17, 2023. DOI: 10.21680/1983-2435.2023v8n1ID30627. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/30627. Acesso em: 24 nov. 2024.