Modos de apropriação e produção de conhecimento na universidade
uma análise da escrita acadêmica em dissertações do ProfLetras
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8n1ID30627Palabras clave:
Escrita acadêmica. Discurso. Apropriação. Escrita protocolarResumen
Neste texto, realizamos uma abordagem acerca da escrita acadêmica, compreendida como ponto de articulação entre o linguístico e discursivo. Utilizamos como referência conceitos da Análise de Discurso, enquanto teoria e metodologia de leitura, à qual associamos os princípios do método indiciário. O corpus foi constituído por seis dissertações do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), nas quais analisamos os processos de articulação de enunciados no texto, mais especificamente, arranjos sintáticos e discursivos. Com base na análise, dialogamos sobre as formas de apropriação do discurso, compreendidas como modos de dizer o dizer do outro. A leitura-escritura do corpus permitiu constituir três formas de apropriação – performativa, retórica e de conhecimento. A presença mais expressiva das duas primeiras indicou a existência, nos textos analisados, de uma escrita protocolar, em que o dizer citado se mantém distante do sujeito que cita por assimetria, sob a ideologia de que naquele está a verdade buscada por este.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Odisseia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0