Modos de apropriação e produção de conhecimento na universidade
uma análise da escrita acadêmica em dissertações do ProfLetras
DOI :
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8n1ID30627Mots-clés :
Escrita acadêmica. Discurso. Apropriação. Escrita protocolarRésumé
Neste texto, realizamos uma abordagem acerca da escrita acadêmica, compreendida como ponto de articulação entre o linguístico e discursivo. Utilizamos como referência conceitos da Análise de Discurso, enquanto teoria e metodologia de leitura, à qual associamos os princípios do método indiciário. O corpus foi constituído por seis dissertações do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), nas quais analisamos os processos de articulação de enunciados no texto, mais especificamente, arranjos sintáticos e discursivos. Com base na análise, dialogamos sobre as formas de apropriação do discurso, compreendidas como modos de dizer o dizer do outro. A leitura-escritura do corpus permitiu constituir três formas de apropriação – performativa, retórica e de conhecimento. A presença mais expressiva das duas primeiras indicou a existência, nos textos analisados, de uma escrita protocolar, em que o dizer citado se mantém distante do sujeito que cita por assimetria, sob a ideologia de que naquele está a verdade buscada por este.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revue Odisseia 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0