Panorama geral dos estudos sobre a aquisição do português L2 em Moçambique

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2018v3n1ID12688

Palabras clave:

Estudos sobre aquisição. Português L2. Moçambique.

Resumen

O presente artigo tem como objectivo proporcionar uma visão geral dos estudos já efectuados sobre a aquisição do Português L2 em Moçambique. De um modo específico, procura-se apresentar os resultados da pesquisa já realizada em torno dos estágios intermediários das gramáticas da interlíngua dos aprendentes (DINIZ, 1986; GONÇALVES; NILSON; NGUNGA, 1986; ALMEIDA, 2001; CANDE, 2001; COMPANHIA, 2001; DIAS, 2009a e b; GONÇALVES, 2010; DZECO, 2011), do papel da transferência linguística (GONÇALVES; NILSON; NGUNGA, 1986; GONÇALVES, 2010), do padrão de desenvolvimento linguístico (DIAS, 2009b; GONÇALVES, 2010) e do papel do contexto social na aquisição do Português L2 (COMPANHIA, 2016). Finalmente, apresentam-se as linhas de investigação que se podem desenvolver, tendo em consideração as lacunas existentes neste campo de pesquisa.

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Biografía del autor/a

Carlito Antonio Companhia, Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Letras e Ciencias Sociais Departamento de Linguas Maputo

Departamento de Linguas

Seccao de Portugues

Publicado

12-12-2017

Cómo citar

COMPANHIA, C. A. Panorama geral dos estudos sobre a aquisição do português L2 em Moçambique. Revista Odisseia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. p. 1 – 15, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2018v3n1ID12688. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12688. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos