Filosofias da linguagem pós-estruturalistas e decolonialidades: contribuições para a formação docente?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2021v6n2ID23227

Palabras clave:

Filosofias da linguagem. Decolonialidades. Formação docente.

Resumen

Este artigo explora possíveis conexões entre as filosofias da linguagem pós-estruturalistas (nos preceitos de Wittgenstein, 1999; Derrida, 2002 e Foucault, 1999) e os estudos decoloniais (nos preceitos de Quijano, 2005; Castro-Gómez e Grossfoguel, 2007 e Menezes de Souza, 2019, 2020). Na primeira seção exploramos algumas perspectivas sobre a filosofia da linguagem pós-estruturalista e a virada linguística, apresentando as alterações de visões de língua e linguagem resultantes dessas visões. Na segunda seção, “Do pós-estruturalismo ao decolonial?”, brevemente, discutimos três perspectivas sobre os estudos decoloniais, segundo os autores supracitados. Por fim, na seção “Por uma mudança no paradigma da formação de educadores de língua inglesa”, buscamos conectar as discussões filosóficas das duas primeiras seções com a formação docente, defendendo a urgência de discutirmos as bases filosóficas das formações docentes de profissionais de línguas estrangeiras em nosso país.

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Biografía del autor/a

Daniel Ferraz, USP

Daniel Ferraz é docente no Departamento de Letras Modernas e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo.

Maria Cecília Soares de Paula Mendes, Universidade de São Paulo

Maria Cecília Mendes é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo.

Publicado

23-12-2021

Cómo citar

FERRAZ, D.; SOARES DE PAULA MENDES, M. C. Filosofias da linguagem pós-estruturalistas e decolonialidades: contribuições para a formação docente?. Revista Odisseia, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 107–126, 2021. DOI: 10.21680/1983-2435.2021v6n2ID23227. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/23227. Acesso em: 21 may. 2024.