A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9629Palabras clave:
Teoria Dialógica da Linguagem. Enunciação. Imagem feminina. Redes sociais.Resumen
Este trabalho investiga sobre o processo de enunciação da mulher nas redes sociais. Desse modo, objetiva refletir como a imagem feminina tem sido discursivizada em blogs, websites e em grupos do facebook. A proposta de análise foi fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Dialógica da Linguagem, em sentido particular, pelo que foi estabelecido por Voloshinov ([1976], ([2005]); Bakhtin (2011) e Bakhtin/Volochínov (2014). Os aspectos metodológicos estabelecem uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. O corpus foi constituído por quatro enunciados referentes à discursivização da mulher em blogs, website e grupo do facebook. Como resultado, foi constatado que a enunciação da imagem feminina constrói sentidos a partir do cruzamento das enunciações de diversas vozes sociais e que essas vozes sociais constituem o sujeito mulher como um ser social em devir.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho foi licenciado com uma Licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0