Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9667Palabras clave:
Gêneros. Sequência Didática. Tecnologias educacionais.Resumen
O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly. O trabalho com gêneros tem sido promissor no que se revele o uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly os dominarem de megainstrumento. Além de favorecer a leitura de textos e uma maior habilidade na escrita, essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (PCNLP) e as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho foi licenciado com uma Licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0