Diretrizes

Diretrizes para autores

Normas gerais (para artigos e traduções de artigos):

  • As submissões devem ser originais e não podem estar sob avaliação em outro periódico.
  • A Revista Odisseia aceita artigos para as seções Artigos e Traduções de artigos (de fluxo contínuo) e para os Dossiês temáticos (uma vez ao ano).
  • O(s) autor(es) das submissões deve(m) ser mestrando(s) (em coautoria com seus orientadores), mestre(s), doutorando(s) ou doutor(es). O perfil do(s) autor(es) deve estar preenchido por completo no sistema da revista, com o link do seu Lattes em URL e o da sua conta ORCID (https://orcid.org/). O não preenchimento do número de registro no ORCID fará com que a submissão seja rejeitada.
  • O texto da submissão deve ser digitado em: fonte Arial; corpo 12; espaçamento 1,5; e com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Citações em recuo, notas e outros detalhes serão explicados adiante. O papel deve ser tamanho A4 (ABNT 14724/2011).
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word.  
  • Nas submissões, não devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), nem qualquer indicação no corpo do texto que possibilite a sua identificação. Havendo o sobrenome do autor no corpo do trabalho ou nas referências, substitua-o pela palavra “autor”. No caso das traduções, o nome do tradutor não deve ser indicado no texto.
  • Para mais diversidade de temas e alcance acadêmico da revista, a quantidade de submissões por ano é limitada a uma por autor, independentemente de ele figurar como autor ou coautor.
  • A quantidade de autores de um mesmo artigo não pode ultrapassar o número de quatro. 
  • O texto da submissão deve seguir, obrigatoriamente, o seguinte modelo de template.

Normas para artigos (ABNT 6022/2003):

  • Os artigos são divididos em elementos pré-textuais (título, autoria, resumo na língua do texto e palavras-chave); textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão); e pós-textuais (título, resumo e palavras-chave em língua estrangeira, nota(s) explicativa(s), referências, glossário, apêndice(s), anexo(s)).
  • Os artigos devem conter entre 15 e 20 páginas, incluindo anexos.
  • O título, em fonte tamanho 12, em letra maiúscula, deve estar destacado em negrito, com alinhamento centralizado e espaçamento 1,5. Se houver subtítulo, deve ser precedido por dois pontos (:) e posto logo após o título, destacado em negrito.
  • O resumo, de 100 a 250 palavras, em tamanho 12, deve estar em português ou na língua do corpo do artigo, com espaçamento simples. O termo “Resumo” deve estar em negrito, com apenas a primeira letra em caixa alta, alinhado à esquerda e seguido de dois-pontos. O resumo deve ter um parágrafo único, espaçamento simples, e seu conteúdo deve seguir logo após os dois-pontos e não estar em linha separada.
  • No texto do resumo, devem-se usar os verbos na voz ativa e na terceira pessoa do singular, sendo constituído minimamente das seguintes partes: objetivo, metodologia, resultados e conclusão do estudo. No resumo, não usar siglas, mas termos por extenso (ABNT 6028/2021).
  • As palavras-chave, em português ou na língua do corpo do artigo, devem estar logo abaixo do resumo. O termo “Palavras-chave” deve estar em negrito, apenas com a inicial caixa alta e seguido de dois-pontos. A extensão é de 3 a 5 palavras, que são separadas entre si por ponto e vírgula e concluídas com ponto (NBR 6028/2021) (exemplo: Palavras-chave: Sujeito. Linguagem. Literatura.). Para facilitar a localização em consultas bibliográficas, as palavras-chave devem corresponder a conceitos gerais da área do estudo, e cada termo apresentado deve estar contido no texto do resumo.
  • O resumo em língua estrangeira deve ser posicionado após a Conclusão e antes das Referências, seguindo as mesmas configurações do resumo em português.
  • Em caso de artigos escritos em inglês, além do “Abstract” e das “Keywords”, o autor também deve apresentar o resumo e as palavras-chave em português. No caso de o artigo ser submetido em francês ou espanhol, além do resumo e das palavras-chave na língua do texto, o autor deve apresentá-los em inglês e português.
  • Todos os títulos de seções, incluindo a Introdução e a Conclusão, e seus subtítulos devem ser numerados sem o ponto após o numeral (exemplo: 1 Introdução2 Desenvolvimento, 2.1 Mais detalhes, 3 Conclusão). Os títulos das seções primárias devem usar fonte tamanho 12, em negrito, com apenas a primeira letra caixa alta, e estar alinhados à esquerda. Os títulos das seções secundárias devem seguir a mesma configuração das primárias, mas sem negrito. A única seção que não deve ser numerada é a Referências
  • A primeira linha dos parágrafos deve estar recuada em 1cm à esquerda. 
  • Os títulos de seções ou de subseções devem ser separados dos textos que os precedem ou sucedem por um espaço entre as linhas de 1,5 (ABNT 14724/2011).
  • Todas as seções devem conter texto entre elas (ABNT 6024/2012).
  • As referências ao final do texto devem ser alinhadas à esquerda. 

 

CERTO

ERRADO

2 Desenvolvimento

 Inserir texto, mesmo que curto.

2.1 Mais detalhes

 

Iniciar texto.

2 Desenvolvimento

 

2.1 Mais detalhes

 

Iniciar texto.

 

  • Artigos que partam de dissertações ou teses do(s) próprio(s) autor(es) devem mencionar a pesquisa no Resumo e na Introdução, e a sua referência deve ser apresentada na seção Referências. Além disso, o artigo deve dialogar com o trabalho de conclusão (dissertação ou tese), e não ser um simples recorte dele.
  • Artigos que analisam dados que envolvam seres humanos devem apresentar o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da respectiva Instituição (Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde). No caso de instituições internacionais, um documento equivalente deve ser apresentado no ato da submissão.
  • No caso de artigos que usam imagens (da internet, de livros, screen shots de filmes etc.), o autor deve enviar a permissão de uso concedida pelos autores das imagens aos editores da revista Odisseia. Não serão publicados artigos que usem imagens sem permissão de uso.
  • Imagens, quadros, gráficos, tabelas etc. que acompanharem o texto devem estar alinhados à esquerda, confeccionados em fonte (se houver) tamanho 12, constando do documento no espaço previsto. Além disso, precisam ser enviados em arquivos separados, para o caso de problemas na formatação.
  • Os títulos de imagens, quadros, gráficos, tabelas etc. devem estar na parte superior, alinhados à esquerda, fonte tamanho 10, sem negrito (exemplo: Figura 1: Sala de aula), com recuo de parágrafo e espaçamento simples. Todas as ilustrações devem ter fonte (referência curta, p. ex., Lopes, 2002, p. 5) citada logo abaixo delas, tamanho 10, alinhada à esquerda, com recuo de parágrafo, espaçamento simples.
  • Artigos que utilizem símbolos fonéticos devem ser salvos incorporando fontes “true type”.
  • Citações e referências devem seguir as normas da ABNT NBR 10520/2023 (2ª edição) e ABNT NBR 6023/2018 (2ª edição), respectivamente. As citações com recuo (4 cm) devem ter fonte tamanho 10; o ponto final dever finalizar a frase e não a citação (ou seja, caso a fonte esteja ao final da citação, o ponto deve vir após a fonte).
  • O sistema de chamada adotado dever ser o autor-data.
  • Em relação ao tamanho das fontes, no artigo, em geral, deve-se usar tamanho 12. Já legendas e fontes das ilustrações e tabelas, nota de rodapé e citações com mais de três linhas, devem ter tamanho 10.
  • Referências de artigos que têm acesso livre na Internet devem trazer o endereço do site do artigo (e não o endereço geral do periódico) e a data de acesso aos artigos pelo autor do trabalho a ser submetido.
  • Ao citar o título de uma obra no corpo do trabalho e nas referências, deve-se usar itálico para destacá-lo (e não negrito ou grifo). Assim como nas referências (NBR 6023), o subtítulo, o título de capítulos e de artigos não recebem qualquer destaque no corpo do texto.
  • Obras que são coletâneas de ensaios do mesmo autor ou capítulos de autores diferentes não devem ser referenciadas de forma geral. Cada ensaio ou cada capítulo deve ser referenciado separadamente.

 

Alguns exemplos da ABNT NBR 6023/2018 (2ª edição) de referências mais utilizadas em artigos acadêmicos:

Livro

GOMES, A. C.; VECHI, C. A. Estética romântica: textos doutrinários comentados. Tradução Maria Antonia Simões Nunes, Duílio Colombini. São Paulo: Atlas, 1992.

BAVARESCO, A.; BARBOSA, E.; ETCHEVERRY, K. M. (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

Capítulo de livro

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

Dissertação ou Tese

COELHO, Ana Cláudia. Fatores determinantes de qualidade de vida física e mental em pacientes com doença pulmonar intersticial: uma análise multifatorial. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16359/000695147.pdf?sequence=1. Acesso em: 4 set. 2009.

Capítulo de dissertação ou tese

RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Aspectos éticos. In: RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. f. 19-20.

Artigo

RIBEIRO, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. Dataveni@, São Paulo, ano 3, n. 18, ago. 1998. Disponível em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artig.html. Acesso em: 10 set. 1998.

DANTAS, José Alves et al. Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 25, n. 64, p. 7-18, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772014000100002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772014000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2014.

Trabalhos apresentados em eventos

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994.

 Para demais tipos de referência, consultar a ABNT 6023/2018.

 

Os artigos traduzidos:

    • As normas dos artigos traduzidos seguem as mesmas normas dos artigos inéditos.
    • Os artigos traduzidos não devem exceder 5 anos da publicação do seu original. Os tradutores dos artigos que fogem deste quesito devem, antes de qualquer submissão, contactar os editores para esclarecê-los sobre a relevância da publicação, por meio do e-mail geral da revista.
    • O tradutor deve encaminhar à editoria da revista Odisseia (revistaodisseia2016@gmail.com) o e-mail em que tanto o autor do artigo original quanto o editor da revista onde o artigo original foi publicado declarem a permissão para a publicação da tradução.

 

Condições para a submissão

O(A) autor(a) preencheu o seu perfil, incluindo a sua conta orcid (https://orcid.org/).

A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

O(A) autor(a) declara seguir os padrões éticos de publicação (Declaração de ética).

O texto foge às situações descritas em Política editorial sobre plágio.

Os arquivos para submissão estão em conformidade com as normas da revista (Diretrizes para Autores). [Submissões fora das normas serão rejeitadas pelos editores.]

No caso de o manuscrito ter imagens, as permissões para o uso de imagens foram enviadas aos editores da Odisseia.

No caso de textos traduzidos, os emails em que o autor do artigo original e o editor da revista em que o artigo original foi publicado deram permissão para a publicação da tradução foram enviados à revista Odisseia.