As bases conceituais dos conectores condicionais em português

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4nEsp.ID18545

Mots-clés :

Parâmetros de condicionalidade, Construção condicional, Modelos baseados no uso

Résumé

Neste trabalho, avaliam-se diferentes padrões de construções condicionais no português a partir dos parâmetros de condicionalidade. O objetivo principal é mostrar como a categoria está internamente organizada em termos das bases conceituais que dão margem ao significado condicional. As bases teóricas deste trabalho assentam-se sobre a perspectiva dos modelos baseados no uso, em especial nos termos de Bybee (2010) e Dancygier (1998), considerado a relativa instabilidade da gramática e a fluidez da categoria. As reflexões principais apontam a condicionalidade como uma categoria bastante complexa que serve ao abrigo de múltiplas construções. A partir daí, analisa-se o modo como os parâmetros de condicionalidade se associam aos diferentes domínios conceituais a partir do qual traços do significado condicional emergem. Os resultados, espera-se, contribuirão para um entendimento mais amplo da manifestação da condicionalidade em português e, de modo mais geral, da condicionalidade como um todo. Os dados para a análise serão coletados no banco de dados www.corpusdoportugues.org.

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Biographie de l'auteur-e

Taísa Peres de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista - Araraquara. Realizou Estágio de Doutorado Sanduíche na Universidad de La Laguna, Espanha.  Atualmente, é Professora Associada na área de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Publié-e

23-11-2019

Comment citer

PERES DE OLIVEIRA, T. As bases conceituais dos conectores condicionais em português. Revue Odisseia, [S. l.], v. 4, n. Esp., p. p. 194 – 210, 2019. DOI: 10.21680/1983-2435.2019v4nEsp.ID18545. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/18545. Acesso em: 13 nov. 2024.