O papel do input na aquisição das vogais médias postônicas finais

Autores

  • Susana Silva de Souza Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul - IGES

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n1ID10741

Palavras-chave:

Aquisição da variação. Input. Vogais médias postônicas finais.

Resumo

O presente trabalho busca investigar o papel do input no processo variável de alçamento das vogais médias postônicas finais – [e] ~ [i], [o] ~ [u] –, considerando os dados longitudinais de oito crianças, com idade entre 1:3 e 2:0 (ano:meses), moradoras das cidades de Pelotas (PEL), Porto Alegre (POA) e Vista Alegre do Prata (VAP), estado do  Rio Grande do Sul, e de produções de seus respectivos cuidadores. No que se refere aos dados de PEL/POA, a análise estatística evidenciou que o quadro postônico final é constituído de três vogais [a, i, u].  Este resultado está em conformidade com os dos cuidadores, os quais produziram o processo de alçamento de forma quase categórica. Quanto aos dados de VAP, os resultados revelaram a presença de duas pautas postônicas, uma, menos expressiva, constituída de três vogais [a, i, u] e outra, mais expressiva, constituída de cinco vogais [a, i, e, o, u]. Resultados semelhantes também foram encontrados nos dados dos cuidadores. Dessa forma, conclui-se que há uma relação positiva entre os dados das crianças e de seus cuidadores, pois as crianças, desde as faixas etárias iniciais, produziram a pauta postônica final correspondente a do seu input. Pode-se, portanto, sugerir que as crianças de PEL/POA, com produções recorrentes das vogais altas, não aplicam o processo de alçamento, mas apresentam pauta de apenas três vogais em posição átona final.

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Biografia do Autor

Susana Silva de Souza, Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul - IGES

Graduada em Letras Português, pela Fundação Universidade de Rio Grande, mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas e Doutora em Linguística  pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, atua como professora e pesquisadora da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul.

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Publicado

06-01-2017

Como Citar

DE SOUZA, S. S. O papel do input na aquisição das vogais médias postônicas finais. Revista Odisseia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. p. 19 – 35, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2017v2n1ID10741. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10741. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos