O ensino do francês no Brasil

Autores

  • Cristina Moerbeck Casadei Pietraróia
  • Sahsha Kiyoko Watanabe Dellatorre

Palavras-chave:

Língua francesa. História do ensino. Metodologia.

Resumo

As aulas de francês e a gramática de Halbout para o ensino da língua francesa deixaram suas marcas em várias gerações de aprendizes brasileiros. Ferramenta básica para o estudo de outras disciplinas – cujos livros eram franceses –, idioma de acesso a grandes obras literárias, meio de alcance e de apropriação de uma cultura que imperava em grande parte do mundo ocidental, a língua francesa teve um papel fundamental na constituição das humanidades em terras brasileiras. Assim, o estudo de seu ensino, de seus métodos e metodologias, objeto do presente artigo, nos permite observar essa importância, do início do século XIX até meados do século XX, quando então cedeu lugar à língua inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2016

Como Citar

CASADEI PIETRARÓIA, C. M.; WATANABE DELLATORRE, S. K. O ensino do francês no Brasil. Revista Odisseia, [S. l.], n. 9, p. p. 97 – 124, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10971. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos