(Des)caminhos entre a BNCC e o ENEM: a argumentação [meta]genericamente situada na aula de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID35132

Palavras-chave:

Domínio jornalístico-midiático, Dissertação escolar, BNCC, Cartilha do Participante, Competência metagenérica

Resumo

Por meio de uma análise documental da BNCC e da Cartilha do Participante do ENEM, almejamos investigar como a noção de argumentação é enquadrada nos dois documentos. Além disso, desejamos sugerir caminhos pedagógicos que, a partir de gêneros discursivos do domínio jornalístico-midiático (previstos na BNCC), possam ampliar a competência metagenérica na dissertação escolar (avaliada no ENEM). Concebemos que tal ampliação inclui situar a argumentação em determinado gênero, o que nos motivou a realizar a análise documental crítica tanto da BNCC quanto da Cartilha do Participante para encontrarmos pistas de que a argumentação se associa às demandas genéricas. Concluímos que predomina nos dois documentos uma noção generalista/universal de argumentação (desvinculada de enquadres genéricos), o que justificaria a propositura de um trabalho pedagógico de leitura e de escrita em distintos gêneros com foco em atributos genéricos funcionais, para que o/a professor/a, como mediador/a, possa instigar o/a estudante a ajustar os caminhos argumentativos entre os gêneros (em especial, entre os gêneros jornalísticos e a dissertação escolar).

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Biografia do Autor

Rodrigo Albuquerque, Universidade de Brasília

Doutor em Linguística pelo programa de pós-graduação em Linguística (PPGL/UnB) e Professor Adjunto III na Universidade de Brasília.

Kássia Paula Silva, Universidade de Brasília

Mestra em Linguística pelo programa de pós-graduação em Linguística (PPGL/UnB).

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Publicado

24-11-2024

Como Citar

ALBUQUERQUE, R.; PAULA SILVA, K. (Des)caminhos entre a BNCC e o ENEM: a argumentação [meta]genericamente situada na aula de Língua Portuguesa. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 1–22, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID35132. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/35132. Acesso em: 21 dez. 2024.