A Marca do Cognitivo e Cognição 4E

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2022v29n58ID26562

Palavras-chave:

Mente Estendida, Cognição Enativa, Cognição Incorporada, Cognição Corporificada

Resumo

Neste artigo é defendido que a noção conhecida como “marca do cognitivo” é melhor caracterizada como um processo que realiza a função de gerar comportamento inteligente, de modo flexível e com caráter adaptativo, capaz de se adequar às circunstâncias, por ser um processo sensível a contextos. Para tanto, são examinadas algumas definições de cognição relevantes para o presente propósito. Ao final, aponta-se que a definição da marca do cognitivo como processo sensível a contextos dá conta de diversos fatores que foram acrescentados como partes constitutivas de fenômenos cognitivos ao longo dos anos, em especial a Cognição 4E, que não pode ser satisfatoriamente acomodada a partir das noções precedentes de cognição. Assim, este artigo não deve ser confundido apenas com um exercício de história intelectual, mas como uma breve e acessível tentativa de avançar o debate.

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Publicado

28-02-2022

Como Citar

ALONSO, B. G.; RAMOS, R. A Marca do Cognitivo e Cognição 4E. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 29, n. 58, p. 24–48, 2022. DOI: 10.21680/1983-2109.2022v29n58ID26562. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/26562. Acesso em: 4 nov. 2024.