AS PALAVRAS E AS IMAGENS: UMA ARQUEOLOGIA DA PINTURA EM FOUCAULT
Palavras-chave:
Pintura, Filosofia, Michel FoucaultResumo
O artigo estuda a importância da experiência visual ao longo do pensamento de Michel Foucault. Discute, nesse sentido, a articulação da pintura como foco temático de diferentes momentos da sua pesquisa filosófica a partir de um enfoque arqueológico que analisa o regime de funcionamento e as descontinuidades de quatro obras: A nau dos loucosde Bosch, As meninas de Velázquez, Um bar do Folies-Bergère de Manet e O balcão de Magrittte. Finalmente, apresenta uma reflexão geral sobre a questão do olhar, o poder, a resistência e a escrita em Foucault a partir dos trabalhos de Martin Jay e Michel De Certeau.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ORELLANA, R. C. AS PALAVRAS E AS IMAGENS: UMA ARQUEOLOGIA DA PINTURA EM FOUCAULT. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 21, n. 35, p. 5–35, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/6017. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |