Teorias, Perspectivas e Práticas pedagógicas
algumas contribuições filosóficas
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2024v31n65ID25983Keywords:
Bases filosóficas, Perspectivas pedagógicas, Práticas pedagógicas, Teorias psicológicasAbstract
Este artigo tem como objetivo investigar a coerência entre as práticas pedagógicas, suas teorias, perspectivas e bases filosóficas, segundo o ponto de vista de estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH), os quais encontram-se em estágio inicial de formação. A partir da premissa de que esses estudantes, ainda que com formação acadêmica padrão, quando da sua atuação, desenvolverão perfis e práticas pedagógicas diferenciadas, a questão que permeia a pesquisa aqui apresentada é a seguinte: O que influencia essa diferença de perfis docentes em suas práticas pedagógicas? Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, com abordagem que conbina métodos de análise quantitativa e qualitativa de conteúdo, cujos procedimentos adotados foram a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, esta ancorada no instrumento questionário estruturado. Como aporte teórico, serão exploradas correntes filosóficas e teorias psicológicas de forma associada às perspectivas pedagógicas de cunho fenomenológico, comportamentalista e dialógico, as quais constituem o questionário aplicado e que diz respeito à pesquisa em si. Dentre os resultados obtidos, apesar de ter prevalecido uma suposta tendência dos sujeitos pela perspectiva dialógica, constatamos que diferentes estilos pedagógicos constroem a identidade pedagógica do docente, a qual não se restringe a um mero enquadramento generalista e exclusivo de um ou outra perspectiva pedagógica.
Downloads
References
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cadernos de Pesquisa, 1984.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. FILOSOFANDO: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna,1993.
ARGYRIS, Chris; SCHÖN, Donald. Theory in Practie – Increasing Professional Effectiveness, Jossey Bass Publishers, 1974.
BACON, Francis. Novum Organum. Trad. e notas de José Aluysio Reis de Andrade. (Coleção os Pensadores). SP: Nova Cultural, 2000.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BORDENAVE, Juan Diaz. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis, Vozes, 1988.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 33 ed. São Paulo: Brasiliense, 1995 [2005].
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1/2006 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2006, Seção 1, p. 11.
CASTRO, Guillermo Williamson. Guia para Capacitadores em apoio à organização de pequenos produtores rurais. Recife, INCRA/PNUD, 1992.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
DESCARTES, René. Meditações. (Os Pensadores). São Paulo: Nova cultural, 1987.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Lentes teóricas para o estudo da construção da identidade docente. Educação em Perspectiva (Online), v. 7, p. 9-34, 2016.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2013.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa Qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. 3.Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Ed.Paz e Terra (coleção leitura), 1996.
GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não formal. Sion, Suiça – Institut Internacional dês Droits de I’Enfant, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. In: Congresso Internacional de Pedagogia Social, I, 2006, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092 006000100034&lng=en&nrm=abn>. Acesso: 12 feb. 2016.
HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira; CARMO, João dos Santos. Contribuições da Análise do Comportamento para a Educação: um convite ao diálogo. São Carlos/SP, UFSCAR, 2013.
HUSSERL, Edmund. HUSSERL, Edmund - Vida e Obra. Editora Nova Cultural Ltda. Os Pensadores. São Paulo, 2000.
KANT, Immanuel. Kritik der reinen Vernunft. Berlim, Georg Reimer, 1911, Vol. III (Akademie-Ausgabe).
KOFFKA, Kurt. Princípios de psicologia da Gestalt. São Paulo: Cultrix, 1975.
LIBÂNEO, J. C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? 12 ed. - São Paulo: Cortez, 2010.
LUDKE, Menga. André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. – 7.ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
MILHOLLAN, Frank; FORISHA, Bill E. Skinner x Rogers: Maneiras contrastantes de encarar a educação. São Paulo, Summus Editorial, 1972.
MORIN, Edgard. A Via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013 [1998].
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiência de formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set. /dez. 2005.
ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. Lisboa, Editora Martins Fontes, 1961.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, São Paulo, Autores Associados, 2007.
SKINNER, Burrhus Frederic. (1999). The experimental analysis of behavior. In: SKINNER, Burrhus Frederic. Cumulative record (pp. 132-164). Acton, MA: Copley Publishing Group. (Trabalho original publicado em 1957).
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Plano de Desenvolvimento Institucional. Disponível em: <http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PDI_final_site.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.
VYGOTSKY, L.S. The genesis of higher mental functions. In: J.V. Wertsch (Org.) The concept of activity in Soviet Psychology. Nova Iorque: M.E. Sharpe, 1981 [original de 1931].
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Daniel Cardoso Alves
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.