RICHARD WAGNER E O ROMANTISMO ALEMÃO
Palabras clave:
Alemanha, Música, Nazismo, Romantismo, WagnerResumen
A cultura musical romântica encontra em Richard Wagner
– em sua obra musical e teórica – um de seus maiores protagonistas.
A rejeição da Aufklärung e a exaltação da supremacia germânica –
elementos constituidores da Weltanschauung romântica alemã –
caracterizam fortemente o pensamento e a atitude de Wagner frente
à vida, assumindo conotações ainda mais radicais através de seu
contumaz antissemitismo. De modo que pensar Wagner por ocasião
de seu bicentenário também significa retomar uma discussão crucial
sobre o romantismo alemão e suas implicações políticas e
ideológicas.
Descargas
Citas
ADORNO, T. Einleitung in die Musiksoziologie. Gesammelte Schrift. Band 14. Digitale Bibliothek Band 97, 2003
__________. Versuch über Wagner. Gesammelte Schrift. Band 13. Digitale Bibliothek Band 97, 2003.
ASTER, M. A Orquestra do Reich. A Filarmônica de Berlim e o Nacional-Socialismo. Tradução de Rainer Patriota e Nelson Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2012.
CAZNÓK, Y. B; NETO, A.N. Ouvir Wagner. Ecos Nietzschianos.São Paulo: Musa, 2000.
FISCHER, J.M. Richard Wagner und seine Wirkung. Wien: Zsolnay, 2013.
FUBINNI, E. L’estetica musicale dal settecento a oggi. Torino: Einaudi, 1987.
GEIGER, F. “Innigkeit” und “Tief” als komplementäre Kriterien der Bewertung von Musik. In: Archiv für Musikwissenschaft. 60 Jahrg H.4. Franz Steiner Verlag, 2003. Disponível em http://www.jstor.org/discover/10.2307/4145425?uid=3737664&uid=2134&uid=2474915413&uid=2&uid=70&uid=3&uid=2474915403&uid=60&sid=21103280983427
HAYNES, B. The End of Early Music: a period performer’s history of music. New York: Oxford University Press, 2007.
HEINE, H. Die Romantische Schule. Kritische Ausgabe. Hg. von Helga Weidmann. Stuttgart: Reclam 2002.
__________. Alemanha: um conto de inverno. Tradução, introdução e notas de Romero Freitas e Georg Wink. Belo Horizonte: Crisálida, 2011.
HELLER, Agnes. L’uomo del rinascimento. Firenze: La Nuova Italia, 1977.
LUKÁCS, G. Skizze einer Geschichte der neueren deutschen Literatur. Berlin: Aufbau, 1953.
__________. Deutsche Literatur in zwei Jahrhunderten. Neuwied und Berlin: Luchterhand, 1964.
MADER, M. “Bekenntnisse über Wagner” – Thomas Mann essayistische Beschäftigung mit Richard Wagner. München: Grin Verlag, 2008. E-book.
MANN, T. Doutor Fausto. A vida do compositor Adrian Leverkühn narrada por um amigo. Tradução de Herbert Caro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
_________. A Montanha Mágica. Tradução de Herbert Caro. São Paulo: Círculo do Livro, 1952.
MARX, K. Nova Gazeta Renana. Apresentação e tradução de Lívia Cotrim. São Paulo: Educ, 2010.
MILLINGTON, B. (org.) Wagner: um compêndio. Guia completo da vida e da música de Richard Wagner. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992
NIETZSCHE, F. O caso Wagner: um problema para músicos/Nietzsche contra Wagner – Dossiê de um psicólogo. Notas e Pósfacio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
POTTER, P. Most german of the arts: Musicology and Society from the Weimar Republic to the End of Hitler’s Era. New Haven and London: Yale University Press, 1999.
SAFRANSKI, R. Romantik. Eine deutsche Affäre. München: Carl Hanser, 2007.
_____________. Romantismo: uma questão alemã. Tradução de Rita Rios. São Paulo: Estação Liberdade, 2010.
WAGNER, R. Beethoven. Tradução de Anna Hartmann Cavalcanti. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |