Os princípios de verdade no Livro IV da Metafísica de Aristóteles
Résumé
Este artigo mostra que o princípio primário da ciência do ente enquanto ente, apresentado e defendido por Aristóteles no Livro IV da Metafísica, é constituído pela bi-implicaçáo necessária (modal) entre os princípios de náo-contradiçáo e do terceiro excluído, e náo somente, como na interpretaçáo tradicional, pelo primeiro destes princípios. Tal é mostrado através de uma interpretaçáo de uma parte do capítulo 3 e, em especial, de três partes do capítulo 4 deste escrito, onde Aristóteles desenvolve o que chamou "demonstraçáo refutativa", que consiste na demonstraçáo indireta do princípio primário por meio da refutaçáo da tese que nega (de modo forte) este mesmo princípio. A interpretaçáo apresentada no artigo mostra que neste procedimento lógico Aristóteles está defendendo tanto o princípio de náo-contradiçáo quanto o princípio do terceiro excluído, assumindo ambos como formulações equivalentes do princípio primário da ciência do ser enquanto ser.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
24-09-2010
Comment citer
ALMEIDA, N. E. de. Os princípios de verdade no Livro IV da Metafísica de Aristóteles. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 15, n. 23, p. 05–63, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/452. Acesso em: 21 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |