Experiências temporais da vita activa e os desafios da transmissão intergeracional
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2018v25n48ID14173Palavras-chave:
Condição Humana, Ricoeur, Temporalidade, EducaçãoResumo
Em seu prefácio à edição francesa de A Condição Humana, Paul Ricoeur sugere a importância da temporalidade como categoria interpretativa das atividades humanas tal como Arendt as descreve. O presente artigo procura, a partir da exploração dessa chave interpretativa, vincular as experiências temporais da vita activa à responsabilidade política dos educadores em face dos recém-chegados e da durabilidade do mundo. Nele sugerimos que, para Arendt, seria precisamente na tensão e na complementariedade entre as dimensões temporais da experiência do animal laborans, do homo faber e do zoon politikon que se equilibraria a frágil possibilidade de que a política venha a se constituir como uma resposta digna à pluralidade como condição da vida comum e, assim, contrapor-se às tentações totalitárias.
Downloads
Referências
AGUIAR, O. A amizade como amor mundi em Hannah Arendt. O que nos faz pensar. Rio de Janeiro, v. 19, n. 28, dez. 2010, p. 131-144.
ARENDT, Hannah. Between the past and the future. New York: Penguin, 1996.
ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 2011.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Política e educação em Hannah Arendt: distinções, relações e tensões. Educ. Soc. Campinas, v. 35, n. 128, jul.-set. 2014, p. 629-996.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Educação: uma herança sem testamento – Diálogos com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 2017.
LE NY, Marc. Hannah Arendt: le temps politique des hommes. Paris: L’Harmattan, 2013.
LEBRUN, G. Passeios ao léu. São Paulo: Brasiliense, 1983.
RICŒUR, Paul. Préface à Condition de l’homme moderne. In: RICŒUR, Paul. Lectures 1: autour du politique. Paris: du Seuil, 1991a.
RICŒUR, Paul. De la philosophie au politique. In: RICŒUR, Paul. Lectures 1: autour du politique. Paris: du Seuil, 1991b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |