Experiências temporais da vita activa e os desafios da transmissão intergeracional

Autores

  • José Sérgio Fonseca de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2018v25n48ID14173

Palavras-chave:

Condição Humana, Ricoeur, Temporalidade, Educação

Resumo

Em seu prefácio à edição francesa de A Condição Humana, Paul Ricoeur sugere a importância da temporalidade como categoria interpretativa das atividades humanas tal como Arendt as descreve. O presente artigo procura, a partir da exploração dessa chave interpretativa, vincular as experiências temporais da vita activa à responsabilidade política dos educadores em face dos recém-chegados e da durabilidade do mundo. Nele sugerimos que, para Arendt, seria precisamente na tensão e na complementariedade entre as dimensões temporais da experiência do animal laborans, do homo faber e do zoon politikon que se equilibraria a frágil possibilidade de que a política venha a se constituir como uma resposta digna à pluralidade como condição da vida comum e, assim, contrapor-se às tentações totalitárias.

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Biografia do Autor

José Sérgio Fonseca de Carvalho, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Faculdade de Educação da USP.

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Publicado

06-09-2018

Como Citar

CARVALHO, J. S. F. de. Experiências temporais da vita activa e os desafios da transmissão intergeracional. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 25, n. 48, p. 259–280, 2018. DOI: 10.21680/1983-2109.2018v25n48ID14173. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/14173. Acesso em: 19 abr. 2024.