A teoria da causalidade em O livro sobre o Puro Bem (Liber de causis)

Autores

  • Meline Sousa UFLA

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2024v31n65ID34545

Palavras-chave:

Filosofia árabe-islâmica. Filosofia Medieval. Causalidade. Criação. Intelecto.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como o autor de O livro sobre o Puro Bem, conhecido pelos filósofos latinos como Liber de causis (LdC), desenvolve uma metafísica da causalidade ao propor uma abordagem das causas em um domínio diferente da filosofia natural. Seguindo a linha interpretativa mais recente que toma o conteúdo do LdC como um modelo filosófico original, buscarei apresentar e explicar os critérios que fundamentam a distinção causal (Causa Primeira, intelecto e alma) e a primazia absoluta da Causa Primeira: universalidade, autonomia, anterioridade e eternidade. Na sequência, mostrarei como, a partir da distinção entre a Causa Primeira e o intelecto, decorrem dois tipos de causalidade, a criação (causa de ser) e a informação (causa de forma). Por fim, introduzo brevemente um dos problemas centrais da teoria da causalidade do LdC, a dizer, se a atividade criadora da Causa Primeira depende de um intermediário.

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Publicado

19-08-2024

Como Citar

SOUSA, M. A teoria da causalidade em O livro sobre o Puro Bem (Liber de causis). Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 31, n. 65, 2024. DOI: 10.21680/1983-2109.2024v31n65ID34545. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/34545. Acesso em: 24 ago. 2024.