IMPORTÂNCIA DE PARCERIAS EM PESQUISAS E EVENTOS INTERNACIONAIS PARA O CRESCIMENTO DA CIÊNCIA

Autores

  • Antônia Oliveira Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Felismina Rosa Parreira Mendes Universidade de Évora

Palavras-chave:

Conhecimento, Publicação Científica, Ciência

Resumo

O primeiro Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais (FISERS) surgiu por iniciativa da Universidade Federal da Paraíba na primeira década dos anos 2000, como um dos resultados de um grande projeto de pesquisa liderado pela Professora Antônia Oliveira Silva e financiado pela CAPES, que possibilitou a qualificação de vários pesquisadores participantes e estabeleceu parcerias entre algumas universidades brasileiras e universidades portuguesas. Esse evento continuou acontecendo, ora no Brasil, ora em Portugal, sempre crescente e incorporando a cada realização, temáticas atuais e afins com os temas iniciais.

Dando continuidade às reflexões e debates construídos no referido Fórum realizado em 2014, centrados em atividades consolidadas entre a Universidade de Évora - Portugal e a Universidade Federal da Paraíba, o VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE SAÚDE, ENVELHECIMENTO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (FISERS) envolveu o II FÓRUM INTERNACIONAL DE VIOLÊNCIA E MAUS-TRATOS (FIVMT). Nesta oitava edição, integrou-se aos dois eventos citados anteriormente a I JORNADA PARAIBANA DE ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA (I JPEG). Esses eventos ocorreram juntos e simultanemente em João Pessoa no período de 10 a 12 de dezembro de 2017, tendo como organizadoras as referidas Universidades. A programação científica discutiu questões de saúde, envelhecimento, Representações Sociais, violência/maus tratos e enfermagem gerontológica, com ênfase nos fenômenos e problemáticas vinculadas às políticas públicas de atenção à saúde, em uma perspectiva interdisciplinar. É uma parceria que se consolida a cada encontro, sinalizando que parcerias bem sucedidas geram frutos profícuos.

Os eventos neste ano de 2017 contaram com os seguintes apoios: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPB; Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB; do Governo Brasileiro através do Ministério da Educação e Cultura-MEC; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP e Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Minayo MCS, Hartz ZMA, Buss PM. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciência & Saúde Coletiva, 2000; 5(1):7-18.

Farias RG, Santos SMA. INFLUÊNCIA DOS DETERMINANTES DO ENVELHECIMENTO ATIVO ENTRE IDOSOS MAIS IDOSOS. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2012; 21(1): 167-76.

Vicente, FR. Santos SMA. AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DOS DETERMINANTES DO ENVELHECIMENTO ATIVO EM IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DE SANTA CATARINA. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2013; 22(2): 370-8.

Ferreira MCG, Tura LFR, Silva RC, Ferreira MA. Social representations of older adults regarding quality of life. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(4):806-13.

Downloads

Publicado

12-04-2018

Como Citar

SILVA, A. O.; MENDES, F. R. P. IMPORTÂNCIA DE PARCERIAS EM PESQUISAS E EVENTOS INTERNACIONAIS PARA O CRESCIMENTO DA CIÊNCIA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 3, n. Supl3, p. 1–74, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/14032. Acesso em: 28 mar. 2024.