Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN

  • Suellen Cordeiro Torres UFRN/Graduanda
  • Iris do Céu Clara Costa UFRN/Professora
Palavras-chave: Assistência ao Paciente. Avaliação em Saúde. Satisfação dos Consumidores. Qualidade da Assistência à Saúde.

Resumo


Introdução: A satisfação do usuário com os serviços de saúde oferecidos é condição fundamental para que se possa avaliar a qualidade do mesmo. Sendo o paciente o principal ator desse cenário, sua ótica sobre a qualidade do serviço ofertado vem, ao longo dos anos, se tornando uma preocupação principal das instituições ofertantes de serviços de saúde, sejam essas públicas ou privadas. A partir de análises sobre a satisfação e/ou insatisfação dos receptores do serviço oferecido, estes podem ser aprimorados e melhorados, caso necessário. Objetivo: Essa pesquisa avaliou o nível de satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN (DOD), considerando que a opinião do usuário é importante para o conhecimento e aprendizagem dos discentes do DOD, tornando possível o vínculo entre o ensino teórico e prático. Metodologia: A coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado, no período de agosto a setembro de 2014, utilizando um roteiro composto por 12 questões que abordam aspectos vinculados ao atendimento clínico e organização dos serviços prestados pela instituição. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram um nível de satisfação dos usuários correspondente a 92,96% do total da amostra. Os principais itens analisados foram referentes ao ambiente odontológico e ao serviço prestado por alunos e professores do Departamento. Conclusão: Os pacientes estão satisfeitos com o ambiente físico, acreditam na competência dos alunos e professores e indicariam o serviço para outras pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Cordeiro Torres, UFRN/Graduanda
Odontologia/Aluna
Iris do Céu Clara Costa, UFRN/Professora
Odontologia/Saúde Coletiva
Publicado
21-07-2015
Como Citar
TORRES, S. C.; COSTA, I. DO C. C. Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN. Revista Ciência Plural, v. 1, n. 2, p. 4-18, 21 jul. 2015.
Seção
Artigos