Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN

Autores

  • Suellen Cordeiro Torres UFRN/Graduanda
  • Iris do Céu Clara Costa UFRN/Professora

Palavras-chave:

Assistência ao Paciente. Avaliação em Saúde. Satisfação dos Consumidores. Qualidade da Assistência à Saúde.

Resumo

Introdução: A satisfação do usuário com os serviços de saúde oferecidos é condição fundamental para que se possa avaliar a qualidade do mesmo. Sendo o paciente o principal ator desse cenário, sua ótica sobre a qualidade do serviço ofertado vem, ao longo dos anos, se tornando uma preocupação principal das instituições ofertantes de serviços de saúde, sejam essas públicas ou privadas. A partir de análises sobre a satisfação e/ou insatisfação dos receptores do serviço oferecido, estes podem ser aprimorados e melhorados, caso necessário. Objetivo: Essa pesquisa avaliou o nível de satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN (DOD), considerando que a opinião do usuário é importante para o conhecimento e aprendizagem dos discentes do DOD, tornando possível o vínculo entre o ensino teórico e prático. Metodologia: A coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado, no período de agosto a setembro de 2014, utilizando um roteiro composto por 12 questões que abordam aspectos vinculados ao atendimento clínico e organização dos serviços prestados pela instituição. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram um nível de satisfação dos usuários correspondente a 92,96% do total da amostra. Os principais itens analisados foram referentes ao ambiente odontológico e ao serviço prestado por alunos e professores do Departamento. Conclusão: Os pacientes estão satisfeitos com o ambiente físico, acreditam na competência dos alunos e professores e indicariam o serviço para outras pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Cordeiro Torres, UFRN/Graduanda

Odontologia/Aluna

Iris do Céu Clara Costa, UFRN/Professora

Odontologia/Saúde Coletiva

Downloads

Publicado

21-07-2015

Como Citar

TORRES, S. C.; COSTA, I. do C. C. Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 4–18, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7611. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos