PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NO CONTEXTO DOS 3º E 4º CICLOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20514Resumo
Introdução: O alto consumo de medicamentos no Brasil impulsiona o desenvolvimento de estratégias para promoção do uso racional dos mesmos, especialmente em população mais vulneráveis. Objetivo: Descrever e analisar as contribuições ofertadas pelas ações realizadas por um projeto de extensão voltado à promoção do uso racional de medicamentos aos estudantes do 3º e 4º ciclos da Educação de Jovens e Adultos. Metodologia: Foi realizada descrição do perfil socioeconômico, demográficos e terapêutico dos estudantes; análise dos medicamentos armazenados em suas residências para definição do perfil farmacoterapêutico; identificação das possíveis interações medicamentosas observadas entre medicamentos listados na etapa anterior e desenvolvimento de atividades educativas. Resultados: A maioria dos estudantes jovens e adultos era constituída de pessoas com menos de 60 anos (75,7%), com predominância do sexo feminino (69,6%) e parda (63,3%). Quase metade dos participantes é constituída de desempregados (45,5%). Parte dos alunos (39,9%) afirmaram ter renda mensal de até um salário mínimo. Para realização desse projeto foram efetuadas atividades que proporcionavam, através de metodologias ativas, a educação e promoção do uso racional de medicamentos e o autocuidado. Quanto ao perfil farmacoterapêutico observa-se interações medicamentosas entre anti-hipertensivos, hipoglicemiantes, anti-tireoidiano e medicamentos isentos de prescrição, apresentando presença de automedicação. As classes medicamentosas que apresentaram predominância entre os estudantes foram os analgésicos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, antiácidos e hipoglicemiantes. Conclusões: O desenvolvimento de práticas educativas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos incentivam o diálogo e a participação dos envolvidos, com grande potencial para ampliação do acesso às informações associadas ao autocuidado em saúde em suas famílias, escola e comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.