CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOBRE INTRODUÇÃO ALIMENTAR INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2ID26588

Resumo

Introdução: A infância é um período de intenso crescimento e desenvolvimento, bem como de vulnerabilidade, sendo necessário um acompanhamento adequado. A partir do 6º mês de vida, inicia-se o momento de introdução alimentar (IA) que, quando realizada de forma correta, permite adequado aporte energético e de nutrientes. Nesse contexto, profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) responsáveis pelas consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CeD) devem estar preparados para realizar orientações sobre alimentação. Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre IA dos profissionais da APS responsáveis pelas consultas de CeD. Metodologia: Estudo transversal e quantitativo desenvolvido com profissionais da APS responsáveis pelas consultas de CeD do município de Currais Novos, RN. Estes profissionais, responderam, de forma online, questionário semiestruturado sobre perfil sociodemográfico e profissional, conhecimento e segurança autorrelatados pelos profissionais, conhecimento sobre IA e dúvidas sobre IA. Os dados foram analisados utilizando-se frequências absolutas e relativas. Resultados: Nenhum profissional realizou curso na área de IA e 60,9% não teve acesso ao Guia Alimentar. A maior parte se sente seguro para repassar as informações sobre IA mas possui dúvidas e procura estudar sobre a temática. Quanto à classificação dos conhecimentos, 52,2% (n=12) classificou-se como “Bom”; a classificação “Muito bom”, por sua vez, foi composta predominantemente por enfermeiros (87,2%). Foram elencadas 15 dúvidas, dentre elas: quantidade (n=12) e tipos de alimentos a serem ofertados (n=6), início da oferta (n=3), uso de chás (n=2) e quantidade de água para ofertar (n=2). Conclusão: Apesar da maior parte dos profissionais possuírem “Bom” ou “Muito bom” conhecimento sobre IA, ainda há a necessidade de aprofundamento na temática devido necessidade e relevância.

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Biografia do Autor

Rayssa Araújo Gomes, Escola Multicampi de Ciências Médicas / Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Especialista em Atenção Básica pela Escola Multicampi de Ciências Médicas -EMCM/UFRN

Tulia Fernanda Meira Garcia, Escola Multicampi de Ciências Médicas - EMCM/UFRN

Fonoaudióloga professora da Escola Multicampi de Ciências Médicas  - EMCM/UFRN

Lígia Rejane Siqueira Garcia, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)

Nutricionista Professora da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN).

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Publicado

16-03-2022

Como Citar

ARAÚJO GOMES, R.; FERNANDA MEIRA GARCIA, T. .; REJANE SIQUEIRA GARCIA, L. CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOBRE INTRODUÇÃO ALIMENTAR INFANTIL. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–21, 2022. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n2ID26588. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/26588. Acesso em: 23 dez. 2024.