CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE FAKE NEWS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n2ID30490

Resumo

Introdução: Fake news é a propagação de notícias falsas disseminadas de forma intencional, que buscam induzir ao erro. Na saúde, suas repercussões são negativas devido a consequências que podem gerar no enfrentamento de condições de saúde dos indivíduos. Objetivos: Verificar o que os profissionais de saúde entendem por Fake news e aferir se profissionais de saúde identificam uma Fake news quando diante dela. Metodologia: Trata-se de pesquisa exploratória, quantitativa, cujos participantes foram profissionais de saúde de um município de médio porte no Oeste do Paraná, que responderam à instrumento de coleta de dados on-line. Os dados foram sistematizados e analisados pela estatística descritiva. Resultados: Participaram 169 profissionais que entendem Fake news como notícias falsas; se utilizam de programas jornalísticos de televisão para se informar; recebem, mais frequentemente, notícias falsas pelo whatsapp; verificam em sites confiáveis as informações; entendem que fake News trazem riscos à saúde; já atenderam pessoas acreditando em notícias falsas; sabem que criar e divulgar fake News é crime e sabem identificar notícias falsas. Conclusões: Diante da infodemia vivenciada, sugere-se a apropriação das mídias sociais para a divulgação científica comprometida com a saúde, a fim de que a sociedade possa acessar informações confiáveis baseadas em evidências científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Fatima Sczepanhak, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Licenciada e Bacharel em Enfermagem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2022). Foi monitora nas disciplinas: Anatomia Humana (2018), Fisiologia Humana e Biofísica (2019) e Enfermagem Perioperatória (2021). Foi bolsista no programa de iniciação científica (PIBIC) com os projetos: Avaliação histomorfométrica do tecido adiposo branco mesentérico de ratos Wistar machos submetidos a vagotomia e esplenectomia (2019-2020 - bolsista CNPq); Revisão Integrativa sobre a Saúde Mental Global e sua aplicação no cenário brasileiro (2020-2021 - bolsista Fundação Araucária); A Assistência Hospitalar à Saúde Mental de Crianças e Adolescentes Usuários de Substâncias Psicoativas em Tempos de Covid-19 (2021-2022 - bolsista Fundação Araucária). Atualmente trabalha como enfermeira na Fundação Hospitalar São Lucas.

Gabriela Zanettin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Graduada em Bacharel e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Greice Simara Flesch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Enfermeira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE ( Campus de Cascavel - PR ).  Participou do Projeto GerAção. Integrou o projeto Contribuição das ações de extensão da Unioeste no combate a pandemia do novo coronavírus nas regiões oeste e sudoeste do Paraná.

Kelly Cristine Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Enfermeira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Monitora na disciplina de Citologia, Histologia e Embriologia no ano de 2018. Foi bolsista pela Fundação Araucária no programa de iniciação científica (PIBIC) com os projetos: Vitamina D e Exercício: Efeitos sobre a histomorfologia do Tecido Adiposo Bege em Ratos Wistar Machos (2019-2020) e Perfil de Microrganismos Multirresistentes isolados de áreas críticas em um Hospital Universitário do Paraná (2020-2021). Atualmente é monitora da disciplina de Enfermagem em Puericultura, Crianças e Adolescentes Sadios e Crianças e Adolescentes Hospitalizados.

Vitória Thomé, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Enfermeira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foi monitora da disciplina de citologia, histologia e embriologia no ano de 2018, no período de 2019-2020, bolsista pelo CNPq no programa de iniciação científica (PIBIC) com o projeto intitulado: O impacto da suplementação de vitamina D e exercício no tecido adiposo bege de ratos obesos MSG, ainda, no período de agosto de 2020 a agosto de 2021, bolsista da Fundação Araucária pelo PIBIC com o projeto intitulado: Revisão integrativa sobre os riscos ocupacionais de profissionais da atenção primária à saúde, atualmente sou monitora da disciplina de Enfermagem e o Paciente Crítico do Curso de graduação em Enfermagem da Unioeste.

Gilson Fernandes da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR. Escola Municipal de Saúde Pública.

Doutorando em Biociências e Saúde. Gerente da Escola de Saúde Pública Municipal da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cascavel/PR. Coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (COREMU). Coordenador e Tutor do eixo específico da Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Atua nas áreas de: Educação Permanente em Saúde (EPS), Educação em Saúde, Educação Continuada e Politicas Públicas de Saúde.

Solange de Fátima Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Doutora em Educação. Professora Adjunta no Curso de Graduação em Enfermagem e no Curso de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste.

Alessandra Crystian Engles dos Reis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Doutora em Ensino de Ciências. Professora Adjunta no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste.

Leda Aparecida Vanelli Nabuco de Gouvêa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Doutora em Educação. Professora Adjunta no Curso de Graduação em Enfermagem e no Curso de Residência em Gerenciamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

SCZEPANHAK, B. F.; ZANETTIN, G. .; FLESCH, G. S.; OLIVEIRA, K. C.; THOMÉ, V.; RODRIGUES, R. M.; SILVA, G. F. da; CONTERNO, S. de F. R.; REIS, A. C. E. dos; GOUVÊA, L. A. V. N. de . CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE FAKE NEWS. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–20, 2023. DOI: 10.21680/2446-7286.2023v9n2ID30490. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/30490. Acesso em: 22 nov. 2024.