ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2025v11n3ID40944

Resumo

Introdução: Estima-se que 1 em cada 100 crianças tenha Transtorno do Espectro Autista (TEA), condição neurológica que dificulta a interação social e aumenta os riscos à saúde bucal, como cáries e doenças periodontais. O atendimento odontológico exige técnicas adaptadas e humanizadas, mas enfrenta desafios como a falta de capacitação profissional e infraestrutura inadequada na atenção primária. No SUS, embora o direito ao atendimento esteja garantido por lei, o acesso efetivo para crianças com TEA é limitado devido à escassez de serviços especializados. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de delineamento transversal, realizado com cirurgiões-dentistas da rede pública, o coordenador de saúde bucal e responsáveis por crianças com TEA no município de Caicó-RN. A coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a 51 participantes. Os dados foram analisados por estatística descritiva, com medidas de tendência central e variabilidade para variáveis quantitativas, e frequências absolutas e percentuais para variáveis qualitativas. Resultados: A maioria dos responsáveis era do sexo feminino (92%) e solteira (72%), com renda média familiar de R$ 1.805,10. Houve baixa frequência de atividades educativas (28%) e dificuldades no acesso ao atendimento odontológico. Entre os profissionais, 92% não tinham capacitação específica para atender pacientes com TEA, embora 96% relatassem realizar esse atendimento. As principais barreiras apontadas foram ausência de protocolos clínicos, infraestrutura inadequada, falta de capacitação e tempo reduzido de consulta. O apoio familiar foi destacado como essencial. Conclusão: A atenção em saúde bucal às crianças com TEA em Caicó-RN enfrenta desafios estruturais e organizacionais. É necessário implementar serviços especializados, investir na formação continuada dos profissionais e fortalecer estratégias de inclusão, garantindo atendimento humanizado conforme os princípios do SUS.

Palavras-Chave: Transtorno do Espectro Autista; Odontopediatria; Atenção Primária à Saúde; Saúde Bucal.

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Publicado

22-12-2025

Como Citar

BRAGA, Maria Rita Uchôa; ALMEIDA, Gilmara Celli Maia de; SOARES, Samara Carollyne Mafra; PESSOA, Daniela Mendes da Veiga. ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA . Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1–27, 2025. DOI: 10.21680/2446-7286.2025v11n3ID40944. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/40944. Acesso em: 23 dez. 2025.