PROGRAMA DE MONITORAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS DE CONTRATUALIZAÇÃO - PMCONT:

(UM MODELO PARA CRIAR UNIDADE ESTRATÉGICA NA SECRETARIA DE SAÚDE PÚBLICA-SESAP/RN)

Autores

  • Ranih Pegado de Araújo UFRN
  • Heloísa Helena de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Davidson Rogério Florentino Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v10i1.21271

Resumo

O processo de contratualização é a formalização da relação entre o gestor público de saúde e unidades hospitalares de caráter público ou privado. Na realidade da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte- SESAP/RN, essas relações expõem inconsistência e descontrole das informações referentes à pactuação dos serviços de saúde, afetando diretamente o alcance das metas exigidas pelo Ministério de Saúde- MS e o repasse dos recursos financeiros as unidades prestadoras do serviço. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quantitativa e qualitativa, objetivos exploratórios e procedimentos técnicos do tipo experimental e estudo de caso. O Seu principal objetivo é o desenvolvimento do Programa de Monitoramento, Controle e Avaliação nos Processos de Contratualização - PMCONT, como processo para criar unidade estratégica na Secretaria de Saúde Pública – SESAP/RN. Esse estudo tem finalidade de formalizar e reorganizar os fluxos dessas relações entre duas unidades públicas de saúde (H1 e H2) no âmbito da SESAP, que são contratualizadas somente com a Secretaria Municipal de Saúde do município de Natal – SMS/Natal. Como resultados, obteve-se a mudança no ciclo do processo de contratualização, tornando-o mais eficiente dentro dessas unidades. Contratações coerentes com a grade de serviços de cada Unidade de Saúde; Categorização dos Indicadores de acordo com o perfil da rede de cada Unidade de Saúde; Cumprimento do plano operativo assistencial (POA); Sistematização entre as partes interessadas na fase de avaliação de metas alcançadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ranih Pegado de Araújo, UFRN

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (UFRN)Graduada em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde (UFRN)

Email: ranih91.p.araujo@gmail.com.

Heloísa Helena de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Conselheira Federal - COFEN

Enfermeira Esp. em Saúde do Trabalhador

Auditora Líder em Sistemas de Gestão da Qualidade

Mestranda em Engenharia de Produção (UFRN)

Email: helo_holiveira@hotmail.com.

Davidson Rogério Florentino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (UFRN)Graduado em Engenharia Elétrica (UFRN)

E-mail: davidsonflorentino@gmail.com.

Downloads

Publicado

04-12-2020

Como Citar

Pegado de Araújo, R., de Oliveira, H. H. ., & Rogério Florentino, D. (2020). PROGRAMA DE MONITORAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS DE CONTRATUALIZAÇÃO - PMCONT: : (UM MODELO PARA CRIAR UNIDADE ESTRATÉGICA NA SECRETARIA DE SAÚDE PÚBLICA-SESAP/RN). Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 10(1), 18. https://doi.org/10.18816/r-bits.v10i1.21271

Edição

Seção

Artigos Premiados