PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”

PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”

  • Vania Priamo
  • Sofia Campos dos Santos
  • Jamile Soares dos Santos

Resumo


  • Desenvolver o papel do Apoiador de Pesquisa e Intervenção no Projeto “Sífilis Não” nos municípios prioritários, partiu do reconhecimento inicial de alguns desafios e potencialidades. Entre os desafios a necessidade de cartografar os territórios, transpor os limites territoriais e de construir a perspectiva do trabalho de maneira integrada, mesmo que em municípios distintos. Entre as potencialidades, se destaca a identificação do perfil profissional das apoiadoras, incluindo as experiências e vivências que cada uma trouxe em sua bagagem. Esse reconhecimento inicial foi estruturante para as ações e estratégias desenvolvidas a partir do projeto. Este relato trata de uma narrativa que partiu da reflexão da trajetória da construção da modelagem do apoio de pesquisa e intervenção no Projeto “Sífilis Não”. Sendo a narrativa um método que busca “uma forma de entender a experiência” de maneira colaborativa entre o pesquisador e o pesquisado. Para tanto, foi realizado um resgate conceitual, analisada a trajetória e levantadas as pistas que contribuem com o desenvolvimento desta modelagem de apoio, como: a realização de cartografia; o reconhecimento de atores estratégicos; a apresentação do projeto no território; o desenvolvimento de ações de forma planejada; o reconhecimento de que o apoio é uma estratégia que mobiliza e articula; e a compreensão de que a sustentabilidade das ações não deve depender da presença exclusiva do apoiador. A narrativa está organizada em ciclos cronológicos, que dialogam entre si, para melhor compreensão da revelação as pistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Priamo

Fisioterapeuta, Mestra em Saúde Coletiva, com Residência em Saúde da Família, Especialista em Educação
Permanente em Saúde e Especialista em Ativadores de Mudança da Formação Profissional em Saúde.
Apoiadora de Núcleo da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Apoiadora de Pesquisa e
Intervenção do Projeto “sífilis não”. E-mail: vania.priamo@lais.huol.ufrn.br.

Sofia Campos dos Santos

Terapeuta Ocupacional, Especialista em Saúde do Trabalhador, Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Referência para Sífilis/Setor de Acompanhamento das IST. Apoiadora de Pesquisa e Intervenção do Projeto “sífilis não”. E-mail: sofia.santos@lais.huol.ufrn.br.

Jamile Soares dos Santos

Assistente Social, Pedagoga, Especialista em Atenção Integral ao Consumo e Consumidores de álcool e outras drogas, Especialista em Serviço Social, Saúde e Contemporaneidade. Apoiadora de Pesquisa e Intervenção do Projeto “sífilis não”. E-mail: jamile.santos@lais.huol.ufrn.br.

Publicado
08-06-2021
Como Citar
Priamo, V., Campos dos Santos, S., & Soares dos Santos, J. (2021). PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 10(4), 11. https://doi.org/10.18816/r-bits.v10i4.23887