DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK PARA GERAR ANÁLISES CEFALOMÉTRICAS

Autores

  • Michele Fúlvia Angelo Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Maurício Cunha Escarpinati Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • José Amancio Macedo Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Ezequiel Oliveira Pereira Netto
  • Luiz Bernardo Souza e Souza
  • Daniela Vieira Souza

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v6i2.7369

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um framework que contém funções para implementar as análises cefalométricas mais usadas em clínicas de radiologia odontológica. O objetivo deste framework é receber como parâmetros de entrada as coordenadas dos pontos cefalométricos, a imagem radiográfica e a análise cefalométrica escolhida. E, após processar estes dados, calcular a distância, ângulos e bissetrizes, e gerar um relatório contendo todas essas medidas e desenhar o traçado cefalométrico correspondente. Utilizando o framework foram implementadas treze Análises Cefalométricas no Odontoradiosis: Steiner, Downs, Wylie, Tweed, Harvold, McNamara, USP-Unicamp, Ricketts, Resumida de Ricketts, Jarabak, Unesp/Araraquara, USP e Unicamp. Todas as regras de cada análise cefalométrica foram implementadas, sempre com o auxílio de especialistas da área de odontologia. Em seguida, as análises de McNamara e de Tweed foram validadas. Esta validação se deu através da realização das análises, de forma manual, e através da ferramenta Odontoradiosis por um especialista da área de odontologia. Em seguida, foram feitas as comparações dos resultados obtidos através da marcação manual e através do software. Para esta validação foram utilizadas cinco radiografias e através da análise dos resultados pôde-se verificar resultados discrepantes para alguns valores das duas análises validadas quando comparados os dados da marcação manual em relação a marcação realizada pelo software. Assim, pôde-se concluir que todas as análises cefalométricas implementadas necessitam passar por uma validação com o auxílio de um especialista da área de odontologia, e que a partir das regras das treze Análises Cefalométricas já implementadas no framework, a inserção de novas análises será facilitada, pois mesmo que uma análise cefalométrica possua alguma característica diferente, será necessária a codificação apenas desta particularidade no framework como uma nova regra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Fúlvia Angelo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professora Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) no curso de Engenharia de Computaçáo. Doutora pela Escola de Engenharia Elétrica de São Carlos -EESC/USP.

Referências

LEONARDI, R, GIORDANO, D., MAIORANA F. An Evoluation of Cellular Neural Networks for the Automatic Identification of Cephalometric Landmarks on Digital Images. Journal of Biomedicine and Biotechnology, p.1-12, 2009.

BARNABÉ, D.R. Ortodontia: Análises Cefalométricas Mais Usuais ao Seu Alcance. 1.ed. São Paulo: Rima, 2007.

VEDOVELLO, M.F. Cefalometria: Técnicas de Diagnóstico e Procedimentos. 1.ed. São Paulo: Napoleão, 2007.

PEREIRA, C.B., MUNDOSTOCK, C.A., BERTHOLD, T.B. Introdução à cefalometria radiográfica. 3.ed. São Paulo: Pancast; 1998.

BASTOS, I.L.O., BATISTA, L.L., MARQUES, R.S., LAGO, R., ANGELO, M.F., ESCARPINATI, M.C. Esquema CAD para realização de traçados e análises cefalométricas. Anais do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XI Workshop de Informática Médica, Bento Gonçalves, p.2085-2088, 2009.

BATISTA, L.L., LAGO, R., GOES, C.E., ESCARPINATI, M.C., ANGELO, M.F. Traçado e Análise Cefalométrica: Uma Solução Computacional. Anais do VII Workshop de Visão Computacional. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, p.330-334, 2011.

ESCARPINATI, M.C., ANGELO, M.F., BATISTA, L.L., SOUZA, L.B.S., SOUZA, M.B.S., OLIVEIRA, F.M. Detecção automática de Pontos Cefalométricos à partir da análise do contorno anatômico. Anais do XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XI Workshop de Informática Médica (WIM), 2011.

ANGELO, M.F., ESCARPINATI, M.C., MARQUES, R.S., BATISTA, L.L., SOUZA, L.B.S. Implementação de Técnicas de Processamento Digital de Imagens para Auxiliar na Realização de Análises Cefalométricas. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, v. 1, p. 54-65, 2012, 2012.

ESCARPINATI, M.C., ANGELO, M.F., BATISTA, L.L. Implementação do Desenho Anatômico em Cefalometria Utilizando Curvas de Bézier. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012.

MARQUES, R. S.; ANGELO, M. F. Uma Ferramenta Computacional para Realização de Análise Facial. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), Feira de Santana, 2011.

SANTANA, T. B.; ANGELO, M. F. Implementação de uma Ferramenta para Estimativa de Idade Óssea através da Análise de Radiografia Carpal. Anais da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Recife, 2013.

SANTANA, T. B.; ANGELO, M. F. Detecção Automática de Centros de Ossificação em Imagens de Radiografias Carpais Digitalizadas. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, Uberlândia, 2014.

http://java.sun.com/products/java-media/jai/iio.html. Acessado em: Março/2015.

BECK, K. Programação extrema (XP) explicada: acolha as mudanças. São Paulo, SP: Bookman, 2004.

Sommerville, I. Engenharia de Software. 6ª ed. São Paulo, SP: Perarson, 2003.

GAMMA, E. et al. Design Patterns: Elements of Reusable Object-oriented Software. Addison-Wesley, 1995.

Downloads

Publicado

08-10-2016

Como Citar

Angelo, M. F., Escarpinati, M. C., Santos, J. A. M., Pereira Netto, E. O., Souza, L. B. S. e, & Souza, D. V. (2016). DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK PARA GERAR ANÁLISES CEFALOMÉTRICAS. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 6(2). https://doi.org/10.18816/r-bits.v6i2.7369

Edição

Seção

Artigos Originais