DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CAPTURA DE BAIXO CUSTO DESTINADO A DETERMINAÇÃO DA CINEMÁTICA HUMANA

Autores

  • Elton Gil Xavier Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Heitor Bernardino de Oliveira Pós-Graduação em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Danilo Alves Pinto Nagem Engenharia Biomédica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v5i4.8668

Resumo

A captura de movimentos é um dos principais métodos para analise quantitativa de movimento, a partir do século XIX, desenvolveram-se inúmeros sistemas de captura, para aplicações na biomecânica, animações, jogos eletrônicos e filmes. Uma acurada análise de movimentos humanos requer o conhecimento de distintos campos científicos, por isto se necessita de ferramentas didáticos e métodos de pesquisa e aprendizagem. Os dispositivos de captura de movimentos atualmente encontrados no mercado apresentam algumas desvantagens para uso didático, como a dificuldade de transporte, alto custo e pouca liberdade para aquisição de dados. Por estes motivos, análise quantitativa de movimentos requerem laboratórios complexos. Em reação a estes problemas, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de captura barato, leve, portátil, freeware e de fácil uso para fins didáticos. Este projeto inclui a seleção de um dispositivo e o desenvolvimento do software. Um dispositivo foi escolhido e dois programas desenvolvidos, em ambientes de desenvolvimento diferentes, o primeiro em Microsoft Visual Studio C++ Express¸ para integração entre o dispositivo e registrar os movimentos, o outro em Qt Creator (devido a seu grande número de recursos de programação e visualização) para processamento e representação da captura de movimentos. Ambos visam uma interface de usuário gráfica amigável para uso em salas de aula e para auxiliar o dialogo entre profissionais da saúde e da engenharia a cerca de cinesiologia. O sistema funciona com o dispositivo Microsoft Kinect hardware, um computador com Windows 7 e os programas aqui apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Gil Xavier Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre e graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, focado em mecânica computacional.

Heitor Bernardino de Oliveira, Pós-Graduação em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação (2010) em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo, atual estudante de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalha como engenheiro no Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Danilo Alves Pinto Nagem, Engenharia Biomédica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação (2002), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, sendo parte do doutorado na Universidade de DUNDEE, Escócia. Hoje é Professor de Engenharia Biomédica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador da área de Tecnologia Assistiva do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes. .

Referências

EBAY, Brasil, 2015. Kinect | eBay, 4 mar. 2015 <http://www.ebay.com/sch/ i.html?_nkw=kinect&_sacat=0&_from=R40> .

GOMIDE, J.V.B., FLAM, L.D., QUEIROZ, D.P., ARAÚJO, A.A. 2011. Captura de movimentos e animação de personagens em jogos. Faculdade de ciências aplicadas de Minas Gerais. 29 mai. 2015 <http://laplace.dcc.ufmg.br/npdi/uploads/bd254485-3879-77ef.pdf>.

MICROSOFT, ROBOTICS DEVELOPMENT STUDI. Kinect Sensor. 6 dez. 2011 <http://msdn.microsoft.com/en-us/library/hh438998.aspx>.

PHOENIX, TECHNOLOGIES Inc. What is Motion Capture? | PTI. 8 ago. 2014 < HYPERLINK "http://www.ptiphoenix.com/what-is-motion-

Downloads

Publicado

23-02-2016

Como Citar

Moura, E. G. X., Oliveira, H. B. de, & Nagem, D. A. P. (2016). DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CAPTURA DE BAIXO CUSTO DESTINADO A DETERMINAÇÃO DA CINEMÁTICA HUMANA. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 5(4). https://doi.org/10.18816/r-bits.v5i4.8668

Edição

Seção

Artigos Originais