DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CAPTURA DE BAIXO CUSTO DESTINADO A DETERMINAÇÃO DA CINEMÁTICA HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.18816/r-bits.v5i4.8668Resumo
A captura de movimentos é um dos principais métodos para analise quantitativa de movimento, a partir do século XIX, desenvolveram-se inúmeros sistemas de captura, para aplicações na biomecânica, animações, jogos eletrônicos e filmes. Uma acurada análise de movimentos humanos requer o conhecimento de distintos campos científicos, por isto se necessita de ferramentas didáticos e métodos de pesquisa e aprendizagem. Os dispositivos de captura de movimentos atualmente encontrados no mercado apresentam algumas desvantagens para uso didático, como a dificuldade de transporte, alto custo e pouca liberdade para aquisição de dados. Por estes motivos, análise quantitativa de movimentos requerem laboratórios complexos. Em reação a estes problemas, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de captura barato, leve, portátil, freeware e de fácil uso para fins didáticos. Este projeto inclui a seleção de um dispositivo e o desenvolvimento do software. Um dispositivo foi escolhido e dois programas desenvolvidos, em ambientes de desenvolvimento diferentes, o primeiro em Microsoft Visual Studio C++ Express¸ para integração entre o dispositivo e registrar os movimentos, o outro em Qt Creator (devido a seu grande número de recursos de programação e visualização) para processamento e representação da captura de movimentos. Ambos visam uma interface de usuário gráfica amigável para uso em salas de aula e para auxiliar o dialogo entre profissionais da saúde e da engenharia a cerca de cinesiologia. O sistema funciona com o dispositivo Microsoft Kinect hardware, um computador com Windows 7 e os programas aqui apresentados.
Downloads
Referências
EBAY, Brasil, 2015. Kinect | eBay, 4 mar. 2015 <http://www.ebay.com/sch/ i.html?_nkw=kinect&_sacat=0&_from=R40> .
GOMIDE, J.V.B., FLAM, L.D., QUEIROZ, D.P., ARAÚJO, A.A. 2011. Captura de movimentos e animação de personagens em jogos. Faculdade de ciências aplicadas de Minas Gerais. 29 mai. 2015 <http://laplace.dcc.ufmg.br/npdi/uploads/bd254485-3879-77ef.pdf>.
MICROSOFT, ROBOTICS DEVELOPMENT STUDI. Kinect Sensor. 6 dez. 2011 <http://msdn.microsoft.com/en-us/library/hh438998.aspx>.
PHOENIX, TECHNOLOGIES Inc. What is Motion Capture? | PTI. 8 ago. 2014 < HYPERLINK "http://www.ptiphoenix.com/what-is-motion-