Suscetibilidade a focos de calor: uma análise para o estado do Ceará

Susceptibility to heat sources: an analysis for the state of Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n1ID35634

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as causas da atividade do fogo no estado do Ceará e propor o Índice de Suscetibilidade a Focos de Calor, Incêndios e Queimadas por meio da análise fatorial por componentes principais. Os dados utilizados são de natureza secundária e foram obtidos a partir de diversas fontes, abrangendo aspectos agropecuários, econômicos e sociais. Os resultados indicam que os indicadores ligados ao desenvolvimento agropecuário influenciam na suscetibilidade municipal, como o número de imóveis rurais, a área destinada às lavouras, pastagens e o rebanho da pecuária. A substituição da cobertura vegetal por lavouras ou pastagens tem impacto significativo na atividade do fogo. Dos 184 municípios analisados, apenas três possuem alta vulnerabilidade, enquanto 121 têm risco médio-baixo, indicando moderada fragilidade à atividade do fogo. Os resultados podem auxiliar no planejamento de estratégias de prevenção, mitigação e recuperação das áreas degradadas, reduzindo riscos para as populações mais vulneráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Leitão de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor do Departamento de Teoria Econômica, Fortaleza/CE

Daniel Barboza Guimarães, Universidade Federal do Ceará - Departamento de Administração/FEAAC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor Associado I do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará. Desde 2015 atua como Coordenador do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatístico.

Ana Karine Justino da Costa, Universidade Federal do Ceará - Doutoranda em Economia

Graduada em Finanças pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral (2016);Mestre em economia pelo Programa de Pós-graduação em Economia - CAEN/UFC - Campus Fortaleza (2019);Atualmente estudante de doutorado no programa de pós-graduação em economia no CAEN/UFC - Campus Fortaleza e Professora Substituta no Departamento de Teoria Econômica (DTE) na UFC. Área de Pesquisa: Desenvolvimento infantil, primeira infância, avaliação de impacto.

Moisés Dias Gomes de Asevedo, Universidade Federal do Ceará - Doutorando em Economia Rural

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará,Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará e Doutorando em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração, Economia e Contabilidade, com ênfase em Administração Financeira, Contabilidade, Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável, atuando em pesquisas nas mencionadas áreas.

Publicado

20-05-2024

Como Citar

SOUSA, W. L. de .; GUIMARÃES, D. B. .; COSTA, A. K. J. da; ASEVEDO, M. D. G. de . Suscetibilidade a focos de calor: uma análise para o estado do Ceará: Susceptibility to heat sources: an analysis for the state of Ceará. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 346–356, 2024. DOI: 10.21680/2447-3359.2024v10n1ID35634. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/35634. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos