Análise do desempenho da cobertura final de aterros sanitários utilizando modelagem numérica

Performances analysis of the sanitary landfill's final dry cover using numerical modeling

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n2ID35949

Resumo

Este trabalho visa determinar o desempenho da cobertura final, que geralmente é aplicada em aterros sanitários brasileiros, através da determinação das parcelas do balanço hídrico e perfis de saturação e poropressão, utilizando modelagem numérica do fluxo de água do balanço hídrico. As modelagens numéricas foram realizadas com auxílio do Software Vadose/w da GeoStudio (2007), considerando períodos dos anos distintos de maior e menor precipitação. De acordo com as parcelas de balanço hídrico, todos os modelos analisados apresentaram valores elevados de percolação. Deste modo, o modelo com cobertura de 30 cm de solo natural foi selecionado para análise de fluxo de água, tendo em vista ser a configuração empregada no aterro sanitário onde foram obtidos os dados utilizados neste trabalho. Considerando as análises de perfis de saturação e poropressão, o modelo em questão não apresentou bom desempenho para aplicação em camadas finais de aterros sanitários, dada a sua incapacidade de manter as condições de saturação em épocas chuvosas e secas, o que permitiria que ocorresse a saída do fluxo de gases do interior do sistema. A modelagem numérica se mostrou uma ferramenta viável na análise de desempenho dos sistemas do tipo RSU-cobertura de solo, auxiliando na previsão do seu comportamento rapidamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airlis Mendes de Freitas Júnior, Universidade Federal do Ceará/Estudante de Mestrado

Graduado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2016) e em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018), pós-graduado/especialista em Estruturas de Concreto Armado no Instituto ProMinas (Faculdade Única) e mestrando em Engenharia em engenharia civil. Trabalhou como Engenheiro Civil (projetos, acompanhamento de obras, consultoria, responsável técnico) e como Professor Substituto do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Ceará - Campus Juazeiro do Norte.

Anderson Borghetti Soares, Universidade Federal do Ceará/Professor

Graduado em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1997), com mestrado em Engenharia Oceânica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000) e Doutorado em Engenharia Civil, Geotecnia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atua nas áreas de Geotecnia ambiental, mecânica dos solos e aplicações em obras geotécnicas, Modelagem numérica do fluxo de água em meios porosos e dimensionamento de coberturas secas em aterros de resíduos. Atualmente é professor Associado do Departamento do Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

22-07-2024

Como Citar

JÚNIOR, A. M. de F.; SOARES, A. B. Análise do desempenho da cobertura final de aterros sanitários utilizando modelagem numérica: Performances analysis of the sanitary landfill’s final dry cover using numerical modeling . Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 66–77, 2024. DOI: 10.21680/2447-3359.2024v10n2ID35949. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/35949. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos