Caracterização dos sistemas ambientais dos municípios em colapso hídrico no estado da Paraíba

Characterization of the environmental systems of municipalities in water collapse in the state of Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n2ID36500

Resumo

O Semiárido Brasileiro, especialmente a Região Nordeste, enfrenta o fenômeno de secas, que tem seus efeitos adversos potencializados com a degradação da qualidade da água e gestão inadequada dos recursos hídricos. O estado da Paraíba apresenta o menor índice de disponibilidade hídrica per capita do Brasil, com classificação crítica. Assim, o estudo busca mapear e caracterizar os sistemas ambientais dos reservatórios que abastecem pequenos municípios da Paraíba: de Bananeiras/PB, Casserengue/PB, Esperança/PB, Picuí/PB, Pocinhos/PB, Remígio/PB e Solânea/PB. Utilizou-se ferramentas de sensoriamento remoto, de sistemas de informações sobre as bacias hidrográficas e e dados sobre qualidade da água, entre os anos de 2010 a 2020. A partir da análise dos dados, verificou-se que a redução de intensidade do regime pluviométrico associada a substituição de vegetação nativa por áreas de pastagem acarretou diversas consequências para o sistema ambiental dos municípios estudados, afetando o bem-estar e a qualidade da biota local. A recarga hídrica insuficiente alterou negativamente a qualidade da água nesses reservtórios, com destaque para o aumento da turbidez e do fósforo total. Desse modo, o trabalho ressalta a importância de práticas sustentáveis e de uma gestão integrada dos recursos hídricos para garantir a sustentabilidade a longo prazo dos sistemas ambientais locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayrton Flavio Nascimento de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais - PPGEGRN/UFCG. Graduado no curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua como Engenheiro Civil e Pesquisador na elaboração dos Planos de Segurança da Água de 10 comunidades rurais do Estado do Ceará (TED 006/2021 FUNASA/UFCG). Atua como Consultor na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de 49 municípios do estado da Paraíba (TED 003/2019 FUNASA/UFCG).

Lorena Rayssa Cunha França, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutoranda em em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestra em Engenharia Civil e Ambiental na UFCG, com área de concentração em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2020). Engenheira Civil pela UFCG (2016), com Graduação Sanduíche pelo Programa CAPES Ciência sem Fronteiras na Budapest University of Technology and Economics, Hungria (2013 - 2014). Faz parte da equipe técnica do projeto parceria entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e UFCG para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) de 50 municípios do estado da Paraíba (TED 003/2019), atuando na vertente de esgotamento sanitário. Também é integrante da equipe técnica responsável pela elaboração de 10 Planos de Segurança da Água de Sistemas Simplificados ou Soluções Coletivas de Abastecimento de Água em Comunidades Rurais do estado do Ceará, uma pareceria entre UFCG e Funasa (TED 006/2021).

Mateus Clemente de Lacerda, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Engenheiro Civil (2021) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrando no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais, na área de concentração de Recursos Hídricos. Atualmente, atua como gestor de grupo no projeto de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de 50 municípios do Estado da Paraíba, firmados pela parceria entre a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Universidade Federal de Campina Grande (TED 003/2019 FUNASA/UFCG), onde também atuou como engenheiro civil e estagiário. Participou como Engenheiro Civil no projeto de elaboração dos Planos de Segurança da Água de 10 comunidades rurais do Estado do Ceará (TED 006/2021 FUNASA/UFCG).

Gabriele de Souza Batista, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduada em Engenharia Civil na Universidade Federal de Campina Grande. Mestra em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande. Engenheira Júnior e Pesquisadora na elaboração e Planos de Segurança da Água de 10 comunidade rurais do estado do Ceará (TED 006/2021 Funasa/UFCG). Gestora na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de 50 municípios de pequeno porte do Estado da Paraíba (TED 003/2019 Funasa/UFCG). Atua nas seguintes áreas: saneamento ambiental, tratamento de efluentes, inteligência artificial e geoprocessamento.

Publicado

10-12-2024

Como Citar

SOUSA, A. F. N. de; FRANÇA, L. R. C.; LACERDA, M. C. de; BATISTA, G. de S. Caracterização dos sistemas ambientais dos municípios em colapso hídrico no estado da Paraíba : Characterization of the environmental systems of municipalities in water collapse in the state of Paraíba. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 504–518, 2024. DOI: 10.21680/2447-3359.2024v10n2ID36500. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/36500. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos