Análise Espacial e Temporal da Linha de Ocupação Urbana Costeira no Município do Jaboatão dos Guararapes PE/Brasil no Período 1974-2016

Spatial and Temporal Analysis of the Coastal Urban Occupation Line in The Municipality of Jaboatão dos Guararapes PE/Brazil, for the Period 1974-2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2026v12n2ID40252

Resumo

A erosão costeira, fenômeno que afeta grande parte das praias ao redor do mundo, tem aumentado com o crescimento populacional das regiões litorâneas. Este artigo tem como objetivo estudar a influência do crescimento urbano na evolução da linha de ocupação na orla de Jaboatão dos Guararapes. Por causa das mudanças de direção da linha de costa, a área de estudo foi dividida em cinco setores, nos quais foram realizadas análises espaciais que mostram que os maiores avanços da linha de ocupação ocorreram no período 1974 1997 nos setores 5,1 e 2 que avançaram respectivamente 287.27, 250.7 e 246,79 metros sobre a orla da praia. A linha de ocupação foi extraída de fotografias aéreas e imagens. O cálculo da evolução das linhas de ocupação foi realizado com o Digital Shoreline Analysis System – (DSAS-USGS). O cálculo das taxas foi realizado pelo Statistica. A linha de ocupação, mesmo formada por estruturas rígidas, mostrou-se bastante móvel com o passar do tempo, adaptando-se às constantes mudanças da linha de costa e a pressão antrópica exercida sobre a orla da praia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benevides Bonavides De Araujo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Departamento de Cartografia – Programa de Pós-Graduação de Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação

Maria das Neves Gregório, Universidade de Federal de Pernambuco - UFPE

Departamento e área: Departamento de Cartografia – Programa de Pós-Graduação de Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação

Marcia Cristina de Souza Matos Carneiro, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / Instituto de Tecnologia de Pernambuco / Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental.

Sonia Maria Lima Silva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ

Faculdade de Engenharia (FEN)/Departamento de Engenharia Cartográfica (CARTO)

Paola Tavares Pierotti, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco / Integrante do Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha (LGGM)

Stella Costa Batista de Souza, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco / Integrante do Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha (LGGM)

Publicado

08-07-2026

Como Citar

ARAUJO, Benevides Bonavides De; GREGÓRIO, Maria das Neves; CARNEIRO, Marcia Cristina de Souza Matos; SILVA, Sonia Maria Lima; PIEROTTI, Paola Tavares; SOUZA, Stella Costa Batista de. Análise Espacial e Temporal da Linha de Ocupação Urbana Costeira no Município do Jaboatão dos Guararapes PE/Brasil no Período 1974-2016: Spatial and Temporal Analysis of the Coastal Urban Occupation Line in The Municipality of Jaboatão dos Guararapes PE/Brazil, for the Period 1974-2016. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 19–35, 2026. DOI: 10.21680/2447-3359.2026v12n2ID40252. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/40252. Acesso em: 9 jul. 2026.

Edição

Seção

Artigos