APLICAÇÃO DE PESQUISA NO ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA: REFORMA DA PENITENCIÁRIA BALDOMERO CAVALCANTE PARA REGIME SEMIABERTO

Autores

  • Camila Costa de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Suzann Flávia Cordeiro de Lima Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16615

Palavras-chave:

arquitetura penal, arquitetura humanizada, segurança

Resumo

O estudo apresentado é resultado da disciplina Projetos Especiais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UFAL vinculada à pesquisa de iniciação científica, intitulada Estudo das tipologias arquitetônicas de unidades penais de regime fechado (PIBIC/CNPQ/FAPEAL/UFAL).  A pesquisa PIBIC contribuiu para a melhor compreensão das problemáticas projetuais da tipologia encontrada na atual Penitenciária Baldomero Cavalcante. Desenvolvendo uma atividade extensionista, a disciplina propôs o desenvolvimento de projeto de Reforma da Penitenciária supracitada em Alagoas, classificada como de Regime Fechado de Segurança Máxima, objetivando uma releitura do espaço construído existente, adequando-o para o regime semiaberto, a partir das solicitações e sugestões da equipe de arquitetos e engenheiros, agentes penitenciários e diretores da unidade penal, procurando amenizar os conflitos inerentes ao sistema penal aplicando resultados parciais da pesquisa. O conteúdo deste artigo é de caráter descritivo/explicativo, de proposta arquitetônica. Além da revisão bibliográfica e da análise do projeto arquitetônico foram realizadas visitas a campo, com entrevistas semi-estruturadas, sobre a racionalização de fluxos, localização de ambientes e atividades, de maneira a viabilizar o uso dos componentes arquitetônicos como elementos preventivos de violência. O resultado final deste artigo é uma discussão técnica-conceitual que pretende contribuir para o conhecimento e reflexão sobre a arquitetura prisional, assim como para a prática projetual respaldada por conteúdos mais aprofundados de pesquisa. Ademais, um espaço pautado na visão disciplinar, o que configura um dos principais problemas para o avanço de tecnologias e propostas espaciais, inclui a necessidade de maiores investimentos para o aprimoramento de questões técnicas, conforme exigido pela Resolução 9/2011 (CNPCP/MJ).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Costa de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta Camila Costa

Núcleo de Pesquisa em Projetos Especiais (Nupes)

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal de Alagoas

Suzann Flávia Cordeiro de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Professor Suzann Cordeiro 
Center for Research in Special Projects (Nupes) Faculty of Architecture and Urbanism
Federal University of Alagoas Faculty of LawKatholique University of Leuven, BE

Downloads

Publicado

04-10-2017

Como Citar

LIMA, C. C. de; LIMA, S. F. C. de. APLICAÇÃO DE PESQUISA NO ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA: REFORMA DA PENITENCIÁRIA BALDOMERO CAVALCANTE PARA REGIME SEMIABERTO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 139–150, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16615. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16615. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

PESQUISA