PROPOSTAS URBANAS PARA A COMUNIDADE DE NOVA ESPERANÇA: PRAÇA CAMPO E MIRANTE DA REPRESA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n1ID16641Keywords:
Práticas, Intervenção UrbanaAbstract
O objetivo deste artigo é apresentar dois projetos de intervenção urbana desenvolvidos com a comunidade de Nova Esperança, localizada em Salvador às margens do manancial Joanes-Ipitanga. Conforme aponta Santo et al (2010), esse conjunto de represas é de extrema relevância para o abastecimento da Região Metropolitana de Salvador (RMS), além de ser considerada como Área de Preservação Ambiental (APA). Os projetos foram elaborados durante a primeira edição do curso de especialização em Assistência Técnica para Habitação e Direito à Cidade da Universidade Federal da Bahia. O texto aborda brevemente a idealização do projeto de assistência técnica prestada à comunidade, bem como a concepção dos projetos de intervenção urbana para a área em questão.
Downloads
References
ALEXANDER, C. et al. Uma linguagem de padrões: a pattern language. Porto Alegre: Bookman, 2012.
ALONSO, R. C. Mirante da represa: Lazer e educação ambiental em Cepel -Nova Esperança. Trabalho Final do Curso de Especialização Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade. Salvador, PPGAU-UFBA, jan.2015.
BRASIL. Resolução Nº 181. Aprova as Prioridades, Ações e Metas do Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2016-2020, Brasilia, 07 Dez 2016. 1-15.
CERQUEIRA, V. D. F. Praça campo: Esporte, lazer e educação ambiental em Cepel -Nova Esperança. Trabalho Final do Curso de Especialização Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade. Salvador, PPGAU-UFBA, jan.2015.
IBGE, I. B. Censo Demográfico Brasileiro. 2010
SANTOS, E. et al. O caminho das águas em Salvador: Bacias Hidrográficas, Bairros e Fontes. Salvador: CIAGS/UFBA, 2010.
SUAREZ, N., ALONSO, R., CERQUEIRA, V. Ensino e prática pelo direito à cidade e ao ambiente: A experiência dos projetos Praça Campo e Mirante da Represa -Esporte, Lazer e Educação Ambiental em Cepel, Nova Esperança. In: 7º PROJETAR, Anais...Natal
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.