SOBRE UM ENSINO EM ‘ABERTO’
LEITURAS DE UM ATELIER VIRTUAL DE PROJETO PARA O BAIRRO DO VARADOURO, JOÃO PESSOA-PB
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34722Palabras clave:
Atelier Virtual de Projeto, Ensino de Projeto Arquitetônico, Colaboração, Reabilitação ArquitetônicaResumen
As práticas didático-pedagógicas relacionadas ao ensino de projeto, atualmente aliadas às inovações tecnológicas e às novas formas de trabalho colaborativo, tem sido tema de constante debate. Os chamados ateliers virtuais de projeto, seus diferentes formatos e elementos constitutivos, ampliam oportunidades na prática arquitetônica. Assim, este artigo apresenta aspectos didático-pedagógicos de um workshop de projeto sob o olhar dos docentes participantes de uma das equipes de trabalho. Para tanto, o foco das reflexões engloba duas contextualizações sobre a atividade. A primeira discorre sobre as questões metodológicas e postura pedagógica adotada, com ênfase na sequenciação e organização das atividades, delimitando os tempos, as ferramentas envolvidas, alterações no percurso e o alcance de um efetivo trabalho colaborativo. Na segunda contextualização, regista-se a defesa de um ensino em ‘aberto’, um ensino que, mais do que se ensinar o previamente conhecido, deve estimular, tanto nos docentes como nos alunos, uma genuína vontade de descobrir e apreender. A partir deste enquadramento, evidencia-se uma proposição programática sobre a reabilitação de ‘lugares históricos’, ‘lugares multitemporais’ marcados pelas realidades culturais de quem as habitou, compreendendo-os como lugares de futuro. Como resultado, destaca-se a validade de um exercício realizado à distância, moldado por escolhas metodológicas mais amplas, que favoreceram a integração entre alunos e docentes de diferentes instituições.
Descargas
Citas
CELANI, G. Colaboração remota no projeto de arquitetura e urbanismo em um contexto de isolamento social. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 6, n. 1, p. 163–167, 2021. DOI: 10.21680/2448-296X.2021v6n1ID23866. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23866.
LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LEITE, A. S. Reabilitação ou Reabilitações: reflexões sobre Reabilitação Urbana e Arquitectónica. Caleidoscópio, Lisboa, 2021.
PALLASMAA, J. Aprender e Desaprender: a perspectiva mental na Arquitectura e na Educação. In: PALASMAA, J. (Org.). Essências, Gustavo Gili, São Paulo, 2018, p. 65-96.
RHEINGANTZ, P. A. Arquitetura da autonomia: bases pedagógicas para a renovação do atelier de projeto de arquitetura. IN: LARA, F.; MARQUES, S. (Org.) Projetar‐Desafios e Conquistas da Pesquisa e do Ensino. Rio de Janeiro: Editora Virtual Científica, 2003.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. ARTMED. Porto Alegre, 2000.
VELOSO, M. Atelier Virtual Internacional de Projeto de Arquitetura – IVADS 2021. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 7, n. 1, p. 134–137, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n1ID27893. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/27893.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luciana Medeiros, António Santos Leite
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.