COMPLEXIDADE, MEIOS DIGITAIS E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROJETO DE ARQUITETURA

experimento prático

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2025v10n3ID38121

Palabras clave:

ensino-aprendizagem, pensamento, meios digitais, experimento

Resumen

O artigo tem como objetivo investigar como a incorporação de meios digitais nas metodologias de ensino-aprendizagem podem contribuir para a formação de arquitetos e urbanistas com uma visão plural e integradora. Defende que o processo de ensino-aprendizagem de projeto e a prática projetual adotem uma abordagem holística, sistêmica e transdisciplinar, visando a produção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de pensamento crítico por discentes, docentes e agentes da comunidade não acadêmica. A metodologia da pesquisa da qual deriva este artigo apoia-se em extensa revisão bibliográfica sobre os temas tratados e, em especial, sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e também em um experimento prático, formulado e avaliado através de categorias construídas a partir da literatura, que envolveu diversos pesquisadores e comunidade externa em um processo de projeto, fabricação e montagem de um pavilhão de formas complexas, em escala real. Os resultados demonstram que a organização sistêmica dos participantes, associada à aplicação de metodologias ativas e ao uso de meios digitais, contribui singularmente para a formação de arquitetos e urbanistas dotados de uma visão plural e integradora, através de processos recursivos e dialógicos.

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Biografía del autor/a

Julia Vechetini MENIN, Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU - USP)

Julia Vechetini Menin é Arquiteta e Urbanista e realiza pesquisa de Mestrado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP). Estuda processos de ensino-aprendizagem de projeto, meios digitais e metodologias ativas. juliavmenin@usp.br 

 

Marcelo TRAMONTANO , Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU - USP)

Arquiteto, Mestre, Doutor e Livre-docente em Arquitetura e Urbanismo, com Pós-doutorado em Arquitetura e Mídias Digitais. É Professor Associado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição. Coordena o Nomads.usp e é Editor-chefe da revista V!RUS. tramont@sc.usp.br

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Publicado

18-09-2025

Cómo citar

MENIN, Julia Vechetini; TRAMONTANO , Marcelo. COMPLEXIDADE, MEIOS DIGITAIS E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROJETO DE ARQUITETURA: experimento prático. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 39–52, 2025. DOI: 10.21680/2448-296X.2025v10n3ID38121. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/38121. Acesso em: 5 dic. 2025.