DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • Alessandra da Silva Carrijo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo, ao apresentar um breve histórico da presença da filosofia nos currículos escolares da educaçáo básica no Brasil, analisar e problematizar alguns dos entraves que dificultam a sua efetivaçáo no contexto escolar. Procura-se dar especial atençáo à resistência bastante comum por parte de alguns educadores em reconhecer a importância dos saberes didáticos e pedagógicos na construçáo do sentido e da identidade da filosofia na escola básica, bem como em reconhecer o seu valor quando se trata de auxiliar a filosofia na proposiçáo de alternativas para o seu ensino. Conclui ratificando a necessidade de uma maior articulaçáo entre esses diferentes saberes, filosóficos e pedagógicos, por acreditar que somente dessa maneira a reflexáo sobre a questáo do ensino da filosofia náo só poderá avançar para além do embate entre estes campos epistemológicos distintos, como também poderá contribuir efetivamente para a melhor consecuçáo do seu objetivo enquanto disciplina na educaçáo básica.

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Publicado

03-07-2011

Como Citar

CARRIJO, A. da S. DE COMO DEVE SER TRATADA A QUESTÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1077. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Filosofia