Política de ética e antiplágio

A revista Saberes mantém um compromisso sólido com a integridade acadêmica. Para isso, os editores buscam estabelecer relações éticas com autores, avaliadores e todos os envolvidos na publicação. A revista está aberta a críticas e sugestões para melhorar seus processos editoriais. A seguir, estão descritos os compromissos e práticas recomendadas para os principais agentes da revista:

Autores:

Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus trabalhos e devem garantir a conformidade com os padrões éticos da pesquisa científica (evitando plágio, fornecendo os devidos créditos, etc.), além de respeitar os princípios éticos do campo de estudo em questão. Todos os pesquisadores que contribuíram significativamente para um manuscrito devem ser reconhecidos como autores, seguindo uma ordem que reflita a contribuição de cada um. Se houver qualquer possibilidade de conflito de interesse relacionado ao trabalho, o autor deve declarar em uma nota final que não há omissão de vínculos com órgãos financiadores ou com instituições comerciais ou políticas. Da mesma forma, deve-se mencionar a instituição à qual o autor está vinculado ou que tenha colaborado no estudo, assegurando que não há conflitos de interesse que possam afetar os resultados apresentados. Se a pesquisa envolveu experimentação com seres humanos, o autor deve informar que foram seguidos os procedimentos éticos apropriados para esse tipo de estudo. Caso o autor identifique algum erro ou imprecisão em um trabalho publicado na revista Saberes, deve comunicar os editores para que as correções necessárias sejam feitas e destacadas no artigo publicado.

Avaliadores:

Os avaliadores devem alertar os editores sobre qualquer desvio ético (como plágio ou submissão duplicada) que detectarem em um trabalho avaliado. As avaliações devem basear-se exclusivamente em critérios relacionados à qualidade científica do manuscrito (originalidade, relevância, contribuição ao campo de estudo), e as razões para a aprovação ou rejeição devem ser expressas de maneira clara, respeitosa e fundamentada. Caso haja qualquer impedimento para a avaliação objetiva de um manuscrito, o avaliador deve comunicar aos editores, que cancelarão o pedido de revisão, sem prejuízo para o avaliador. Se o avaliador não puder cumprir os prazos ou realizar a avaliação, deve informar os editores para que sejam tomadas medidas que assegurem a continuidade do processo de avaliação.

Editores:

As submissões são verificadas por software antiplágio antes de serem submetidas à avaliação por pares. Trabalhos que apresentem plágio ou autoplágio não serão aceitos pela revista. Se houver suspeitas de má conduta científica nos trabalhos submetidos à Saberes, como as descritas no Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP (fabricação e falsificação de dados, plágio, etc.), será realizada uma investigação, e a submissão poderá ser cancelada. Os revisores são selecionados com base em sua especialidade e conhecimento na área do trabalho submetido, buscando evitar conflitos de interesse ou discriminação que possam comprometer a avaliação, a qual deve ser pautada exclusivamente no mérito científico. A revista assegura o anonimato e a confidencialidade dos autores e avaliadores durante o processo de avaliação para manter a integridade do procedimento. Após a aceitação do manuscrito para avaliação, a revista busca garantir um fluxo editorial eficiente e imparcial, e está disposta a fornecer esclarecimentos aos autores sobre o status de suas submissões. Se um trabalho publicado receber denúncia de desvio ético ou imprecisão, o Comitê Editorial da revista investigará a questão, consultando o autor. Se a denúncia for confirmada, a revista adotará medidas que podem incluir a correção ou a exclusão do trabalho.