Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
Concordo que meu artigo só ser´a publicado se todos autores tiverem cadastro no ORCID.
- A avaliação aberta é adotada somente quando autor e avaliador explicitarem o desejo de interação direta. O autor deve informar sua opção no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento suplementar SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO). O avaliador deve informar sua opção quando indicar sua disponibilidade para avaliação.
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Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (doc ou docx) e foram produzidos dentro do template disponível, tendo no mínimo 14 e no máximo 25 páginas, incluindo as referências.
- Os autores do artigo tem titulação mínima de mestre ou estão submetendo o trabalho em coautoria com um mestre ou doutor.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos segundo normas da Associação Brasileira de Normas técnicas – ABNT
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O texto está escrito em fonte Time New Roman, tamanho 12 com alinhamento justificado e espaçamento 1,5, com exceção das citações com mais de três linhas. Empregar itálico apenas para termos estrangeiros e negrito para destacar os elementos título, resumos, palavras-chave, introdução e demais tópicos, seguindo a ABNT.
As Notas estão em fonte Times New Roman, tamanho 10 e apresentadas como Nota de fim e não de rodapé.
- Os artigos deverão apresentar três resumos, sendo obrigatórios os resumos em português, inglês e espanhol. Os resumos deverão ser redigidos obedecendo a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples entre as linhas e justificado. Os Resumos deverão ter entre 150 e 250 palavras, no máximo. Os textos poderão apresentar de 3 a 5 palavras-chaves, em ordem de importância, separadas por ponto e vírgula.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
Dossiê: Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares
O contexto educacional tem implicado reflexões sobre a saúde mental, uma vez que é um lócus importante de formação humana. As demandas de saúde mental relacionadas a crianças e jovens ou a professores e outros profissionais da educação explicitam a urgência da temática no âmbito escolar e educacional. As reflexões são pertinentes e necessárias de modo a evitar práticas patologizantes, estigmatizantes e pouco contextualizadas com a realidade escolar.
Diante disso, o Dossiê “Interface saúde mental e educação: tecendo saberes interdisciplinares” receberá artigos que abordem a temática, por meio de estudos de casos, relatos de experiências ou resultados de pesquisas científicas. Será composto por duas seções: uma aberta à submissão da comunidade acadêmica em geral e outra voltada exclusivamente para produções de professores e estudantes membros da Rede Pode Falar.
A Rede Pode Falar é uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), organizações da sociedade civil que atuam com a temática da saúde mental de adolescentes e jovens e mais de 20 (vinte) universidades públicas e particulares de todo o país. Uma de suas ações é o canal Podefalar.org, voltado ao acolhimento virtual em saúde mental de adolescentes e jovens de 13 a 24 anos de idade.
PRAZOS
SUBMISSÕES ATÉ 31 DE AGOSTO
PUBLICAÇÃO – NOVEMBRO DE 2024 (1ª semana)
ORGANIZADORES:
Profa. Dra. Kátia Regina Lopes Costa Freire (UFRN)
Profa. Dra. Danielle Oliveira Nóbrega (UFRN)
Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE)
Educação especial e inclusiva
Esta seção da revista se destina a promover a discussão acadêmica e a disseminação de pesquisas originais que abordam questões relacionadas à educação especial e inclusiva. Aceitamos artigos que explorem teorias, práticas, políticas e pesquisas empíricas relevantes para a promoção da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em todos os níveis de ensino.
Filosofias africanas
Aceita artigos inéditos e originais que abordem as filosofias africanas e suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento científico e cultural da humanidade.
Fundamentos da Educação e Ensino
Essa seção tem como objetivo apresentar estudos sobre as contribuições teóricas e práticas que investiguem os aspectos históricos, filosóficos, psicológicos e sociológicos da educação. Esta seção busca promover uma compreensão mais profunda dos quadros conceituais que moldam os sistemas educacionais, o desenvolvimento de currículos, as estratégias pedagógicas e engajamento dos alunos. Aceitamos artigos de pesquisa, análises teóricas e revisões críticas que contribuam para o avanço do conhecimento nessa área.
Surdidade em foco
Essa seção recebe textos originais que abordem a educação bilíngue; arte e literatura surda; ensino da Libras e suas interseccionalidades.
Ensino e tecnologia educacional
A seção "Ensino e Tecnologia Educacional" abrange pesquisas sobre o uso de tecnologia para melhorar o ensino e a aprendizagem, incluindo aplicativos móveis, jogos digitais, inteligência artificial e análise de dados. Os artigos exploram intervenções tecnológicas, ferramentas educacionais, implementação em sala de aula e formação de professores. Promove o avanço do conhecimento e a troca de ideias nesse campo.
Artigos (interdisciplinar)
Esta seção aceita contribuições de todas as áreas do conhecimento, promovendo a integração e diálogo entre diferentes disciplinas. Valorizamos trabalhos que explorem sinergias entre campos diversos, enriquecendo a compreensão e abordagem de questões contemporâneas. Incentivamos a pluralidade de perspectivas, incentivando autores a transcenderem fronteiras acadêmicas.
Ensaios
A seção Ensaios visa publicar artigos de opinião sobre temas da atualidade.
Relatos de Experiência em Salas de Atendimento Educacional Especializado
Esse dossiê recebe relatos de experiência de alunos, professores, tutores, intérpretes de Libras e outros participantes do curso EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA: O SAEE EM FOCO oferecido pela UFRN.
Dossiê Filosofia da Educação e Modernidade
O dossiê “Filosofia da Educação e Modernidade” aceita trabalhos na área da Filosofia da Educação que abranjam temas relacionados ao pensamento filosófico dos séculos XVII e XVIII que tratem acerca do tema da Educação em sua relação com questões do conhecimento, da história, da política, da formação, da ética e da estética.
As normas de formatação pode ser encontradas clicando aqui.
Dossiê: Inclusão e diversidade no ensino superior
A Revista Saberes lhe convida a submeter artigos no Dossiê Inclusão e diversidade no Ensino Superior, que receberá textos originais oriundos de pesquisas e relatos de experiências que versem acerca das políticas institucionais, práticas pedagógicas e formação docente com vistas à inclusão de estudantes com necessidades específicas e o respeito à diversidade com foco no ensino superior. Os textos serão recebidos até 30 de novembro de 2022, com previsão para publicação no primeiro semestre de 2023.
Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais
Aceita artigos inéditos e originais que abordem as filosofias africanas e suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento científico e cultural da humanidade..
Traduções
Traduções de texto clássicos para a língua portuguesa.
Dossiê: undamentos para uma Educação Antirracista na Formação Docente.
Este dossiê tem como foco a educação antirracista e as relações étnico-raciais na formação de professores no Brasil. Aborda as práticas pedagógicas e políticas educacionais que promovem a inclusão e valorização das diversidades racial e étnica no ambiente escolar. Além disso, agrega trabalhos sobre a educação das relações étnico-raciais (ERER), explorando como essa abordagem pode ser implementada e fortalecida nas escolas. Ao reunir artigos que refletem sobre a construção de uma formação docente comprometida com a equidade racial, o dossiê busca fomentar o debate sobre como preparar educadores para enfrentar o racismo estrutural e criar espaços educativos nos quais o respeito à diversidade esteja presente.
Submissões até dezembro de 2024
Publicação em Jan 2025.
Org.
Dra. Alessandra Pio Silva
Dr. Ronny Diogenes
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