O SABER E O PODER: A CONTRIBUIÇÃO DE MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Tamara Maria Bordin Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

Resumo

RESUMO: Refletir sobre as formas com que o conhecimento se faz e sua relação com o poder através da contribuição do pensador francês Michel Foucault, enfatizando a epistemologia do conhecimento e o poder do discurso é o foco principal deste artigo. Para tanto, será utilizada uma obra em especial, intitulada “Arqueologia do Saber”, onde Foucault aborda com maior ênfase tais aspectos. O objetivo maior é elucidar a visão de Foucault referente ao saber e sua relação com o poder, trazendo sua dimensão para a contemporaneidade e para a política educacional.

Palavras-Chave: Michel Foucault. Epistemologia do conhecimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara Maria Bordin, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (2007); Especialização em Auditoria, Controladoria e Perícia pela Universidade do Contestado (2009). Atualmente é Auditora Interna Federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e estudante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS , desenvolvendo trabalhos e estudos na área educacional, relacionados à gestão da educação. Tem m experiência na área de Contabilidade, Controladoria, Auditoria, Educação, Administração e Gestão Pública.

Downloads

Publicado

03-11-2014

Como Citar

BORDIN, T. M. O SABER E O PODER: A CONTRIBUIÇÃO DE MICHEL FOUCAULT. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 10, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5088. Acesso em: 21 set. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino