v. 25 n. 01 (2025): DOSSIÊ INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES
O contexto educacional tem se mostrado um espaço essencial para reflexões sobre a saúde mental, considerando seu papel central na formação humana. As demandas envolvendo a saúde mental de crianças, jovens, professores e demais profissionais da educação evidenciam a relevância e a urgência dessa discussão no âmbito escolar. Tais reflexões devem evitar abordagens patologizantes ou estigmatizantes, promovendo práticas contextualizadas com a realidade educacional.
O Dossiê "Interface saúde mental e educação: tecendo saberes interdisciplinares" busca reunir artigos que explorem essa temática, por meio de estudos de casos, relatos de experiências ou resultados de pesquisas científicas. Ele será dividido em duas seções: uma aberta à comunidade acadêmica e outra destinada exclusivamente às produções de professores e estudantes integrantes da Rede Pode Falar.
Além disso, esta edição também aceitará submissões de artigos de temática geral, ampliando o diálogo acadêmico para outras áreas de relevância no campo educacional.
A Rede Pode Falar, uma iniciativa do UNICEF em parceria com organizações da sociedade civil e universidades, promove ações como o canal Podefalar.org, que oferece acolhimento virtual em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos, reforçando a importância dessa temática.