v. 25 n. 01 (2025): DOSSIÊ INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

					Visualizar v. 25 n. 01 (2025): DOSSIÊ INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

O contexto educacional tem se mostrado um espaço essencial para reflexões sobre a saúde mental, considerando seu papel central na formação humana. As demandas envolvendo a saúde mental de crianças, jovens, professores e demais profissionais da educação evidenciam a relevância e a urgência dessa discussão no âmbito escolar. Tais reflexões devem evitar abordagens patologizantes ou estigmatizantes, promovendo práticas contextualizadas com a realidade educacional.

O Dossiê "Interface saúde mental e educação: tecendo saberes interdisciplinares" busca reunir artigos que explorem essa temática, por meio de estudos de casos, relatos de experiências ou resultados de pesquisas científicas. Ele será dividido em duas seções: uma aberta à comunidade acadêmica e outra destinada exclusivamente às produções de professores e estudantes integrantes da Rede Pode Falar.

Além disso, esta edição também aceitará submissões de artigos de temática geral, ampliando o diálogo acadêmico para outras áreas de relevância no campo educacional.

A Rede Pode Falar, uma iniciativa do UNICEF em parceria com organizações da sociedade civil e universidades, promove ações como o canal Podefalar.org, que oferece acolhimento virtual em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos, reforçando a importância dessa temática.

Publicado: 03-01-2025

Educação especial e inclusiva

  • TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE PESSOAS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA NA REGIÃO DO SERIDÓ/RN

    LUZIA GUACIRA SANTOS SILVA, MARIA DA CONCEIÇÃO BEZERRA VARELLA, JOSEFA ROSENEIDE RODRIGUES PAZ
    EE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37668
  • DA RELAÇÃO ENTRE SÓCRATES E A FORMAÇÃO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA MESTRIA

    Miguel da Silva Rossetto, Samuel Martini
    FEE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37237

Relatos de experiências

  • APRENDENDO A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Cauê Almeida Galvão, Lídia Cristina Medeiros de Ara´´ujo, Nicole Maria de Medeiros
    RE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38123