Sobre a Revista

Criada em 2008, a Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação (ISSN 1984-3879) é uma publicação anual, aberta para pesquisadores das áreas de Filosofia, Educação, Ensino e áreas afin. A publicação constitui um canal de divulgaçãocientífica vinculada atualmente ao Programa de Pós-Graduação em Metodologias de Ensino e Processo de Aprendizagem do Ceres -UFRN. 

A periodicidade da Saberes é anual e a submissão e publicação de artigos ocorre em fluxo contínuo clicando aqui.

A partir do segundo semestre de 2023 os artigos serão publicados em fluxo contínuo, ou seja, a partir da aprovação serão incluidos na edição mais recente.

A revista, também, realiza chamadas para edições temáticas em números especiais.

Todos os artigos publicados ficam disponíveis no portal de periódicos da UFRN.

Nos siga no Instagram @Saberes.deduc

Área do conhecimento: Ciências humanas

Qualis/CAPES: B1 (Novo Qualis 2017-2020)

e-ISSN:1984-3879

Contato: saberesinterdisciplinar@gmail.com

Anúncios

Saberes lança dossiê sobre a Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin e convida pesquisadores a submeterem trabalhos

27-10-2025

A Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação anuncia a abertura de submissões para o dossiê temático “Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem”, que estará recebendo artigos entre os dias 20 de outubro e 20 de novembro.

Saiba mais sobre Saberes lança dossiê sobre a Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin e convida pesquisadores a submeterem trabalhos

Edição Atual

v. 25 n. 2 (2025): DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem
					Visualizar v. 25 n. 2 (2025): DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Dossiê Temático: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco — estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

A Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação apresenta o dossiê “Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem”, organizado pelos professores Dr. Manassés Morais Xavier (UFCG), Dr. Fábio Marques de Souza (UEPB) e Dra. Eliete Correia dos Santos (UEPB).

O dossiê tem como propósito reunir pesquisas que, ancoradas na tradição bakhtiniana, explorem a relação entre linguagem, discurso, cultura e práticas sociais, discutindo os modos como os sujeitos se constituem nas interações e produções discursivas. São especialmente bem-vindos trabalhos que analisem experiências de ensino e aprendizagem de linguagens em contextos da Educação Básica ou em outras esferas formativas, sob a ótica da Teoria Dialógica da Linguagem.

Ao propor o encontro de diferentes abordagens teóricas e metodológicas inspiradas no pensamento de Bakhtin e do Círculo, o dossiê busca ampliar o debate sobre os usos sociais da linguagem e sobre as dimensões históricas e culturais da produção de sentido, fortalecendo o diálogo entre filosofia, educação e estudos da linguagem.

Publicado: 27-10-2025

Capa -  Apresentação

  • NAS TESSITURAS DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM

    Noara Pedrosa Lacerda
    CA01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42448

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

  • O DISCURSO DA ORGANIZAÇÃO ATOMWAFFEN DIVISION (DIVISÃO DE ARMAS NUCLEARES) SOB A ABORDAGEM DA METALINGUÍSTICA E DA CRIMINOLOGIA CULTURAL

    Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues
    BHK14
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42036
  • UM OLHAR BAKHTINIANO ACERCA DAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO “TAKE IN ACTION” O ATO RESPONSÁVEL E RESPONSIVO SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS DA MULHER NEGRA

    Rivaldo Ferreira da Silva, Telma Sueli Farias Ferreira, Allan Alfredo Silveira dos Anjos
    BHK06
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41965
  • O METAVERSO COMO ESPAÇO DIALÓGICO A INTERAÇÃO EM MÚLTIPLAS REALIDADES

    Lucas Ribeiro de Morais, Maria Ariane Santos Amaro da Silva
    BHK05
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41972
  • O Orientações para o ensino de língua inglesa em manual didático docente do Ensino Médio

    Maria Valéria Siqueira Marques Marques, Manassés Morais Xavier
    BHK17
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41973
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS E O DIALOGISMO BAKHTINIANO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

    Aline Carolina Ferreira Farias, Rivaldo Ferreira da Silva
    BHK21
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41992
  • BAKHTIN, ECO, MORTATTI E SANTOS VOZES ENTRELAÇADAS PARA A TESSITURA DE UMA ‘TESE DE PESQUISA’ DA ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA NO PARADIGMA EMERGENTE E TECNOLÓGICO

    Wallace Dantas, Eliete Correia dos Santos
    BHK16
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41994
  • ENTRE O COMENTAR E O (DES)INFORMAR INTERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA NO INSTAGRAM

    Karine Viana Amorim, Manassés Morais Xavier
    BHK15
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42017
  • IDENTIDADE SURDA E A PRODUÇÃO DE DISCURSOS ANÁLISE DIALÓGICA DAS STICKERS-LIBRAS SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE (2024) EM UM GRUPO NO WHATSAPP

    EmanuelEverton Grangeiro da Silva, Ítalo Urbano Barro s Fernandes, Samuel Filipe Guedes do Nascimento, José Tiago Ferreira Belo
    BHK04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42024
  • Chatgpt ideologias codificadas e o olhar bakhtiniano

    Amanda Lopes Bezerra, Alisson dos Santos, Gabriele da Silva Santos
    BHK03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42031
  • O “UM PEQUENO HERÓI” A LEITURA DA NOVELA DE DOSTOIÉVSKI SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM (TDL)

    Maria Valéria Siqueira Marques, Leonara Nahyane da SILVA, Aurilene de Lima Jerônimo
    BHK22
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41953
  • MEDIAÇÃO ALGORÍTMICA E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE O YOUTUBE

    Márcia Helena de Melo Pereira, Amanda Bonfim, Maria Fernanda Silva, Caroline Moreno Botelho Pereira
    BHK13
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42047
  • “COMO É QUE FAZ?” PROCESSOS DIALÓGICOS DE ENSINAGEM DA ESCRITA ACADÊMICA NO TIKTOK

    Maria Ariane Santos Amaro da Silva, Fábio Marques de Souza, Manassés Morais Xavier
    BHK12
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42067
  • ECOSSSISTEMAS TECNOLÓGICOS E DIALOGISMO REFLEXÕES SOBRE A BNCC À LUZ DE BAKHTIN REFLEXÕES SOBRE A BNCC À LUZ DE BAKHTIN

    Alisson dos Santos França, Manassés Morais Xavier
    BHK25
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42178
  • A PALAVRA DO OUTRO FUNDAMENTOS BAKHTINIANOS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O ENSINO DE LIBRAS

    Carlos José de Melo Moreira Moreira, Verônica
    BHK11
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42217
  • A SUBVERSÃO DAS EXPECTATIVAS SOCIAIS SOBRE O FEMININO UMA LEITURA DIALÓGICO-DISCURSIVA DA PERSONAGEM THEREZA, EM “COISA MAIS LINDA”

    Jeniffer de Oliveira Barbosa, Manassés Morais Xavier
    BHK23
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42226
  • A INTERAÇÃO DISCURSIVA DE BASE DIALÓGICA UMA REFLEXÃO TEÓRICA

    Karine Viana Amorim, Manassés Morais Xavier
    BHK10
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42276
  • DO CONSUMO MIDIÁTICO À CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS NO ENSINO MÉDIO ENFOQUES E PERSPECTIVAS DIALÓGICAS

    Priscila Brazil, Manassés Morais Xavier
    BHK24
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42280
  • ECOS DE MÍMISBRUNNR DIALOGISMO E ENTRE-LUGARES NA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DE HELVEGEN E FEHU NA SÉRIE NORSEMEN

    Déborah Letícia Ferreira de Sousa , Fábio Marques de Souza
    BHK01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID40623
  • A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO TRANS NAS VOZES SOCIAIS QUE PERMEIAM A QUESTÃO DO CORPO NOS FILMES “A GAROTA DINAMARQUESA” E “A PELE QUE HÁBITO”

    Everton William de Lima Silva, Fabio Marques de Souza
    BHK09
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID40958
  • DUAS CANÇÕES IRREVERENTES, DE JOSÉ ALBERTO KAPLAN UMA PROPOSTA DE ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM

    Vladimir Alexandro Pereira Silva
    BHK20
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41909
  • RESISTÊNCIA EM VERSOS UMA LEITURA DIALÓGICA-DISCURSIVA DO SLAM ESTATÍSTICA, DE JÉSSICA PRETA

    Priscila Nunes Brazil, Laura Isabela Souza Bellarmino Ximenes, Roberta Andrade Meneses, Adlene Pereira de Andrade
    BHK19
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41913
  • ENTRE O LUTO E A LUTA, E AGORA, AONDE VAMOS? INTERAÇÃO DIALÓGICA PARA O ATO RESPONSÁVEL NA DIVERSIDADE RELIGIOSA

    Helaine de Souza Maciel, Priscila Nunes Brazil, Vânia Sueli Guimarães Rocha
    BHK18
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41916
  • O DISCURSO RELIGIOSO EM CHARGES POSSIBILIDADES DIALÓGICAS

    Jucileide Maria Oliveira Cândido, Maria Dnalda Pereira da Silva
    BHK08
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41948
  • DO COMENTÁRIO DO INSTAGRAM AO ARTIGO DE OPINIÃO A DINÂMICA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NA ERA DIGITAL SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

    Lidianne da Silva Arruda Camelo, Eliete Correia dos Santos
    BHK07
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41952

Educação especial e inclusiva

Filosofia

  • TRANSFILOSOFIA-EDUCAÇÃO SENSÍVEL RUPTURAS SIGNIFICATIVAS COM A COLONIALIDADE

    Milagros Elena Rodriguez
    FI02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID37462
  • DEUS EM DESCARTES RAZÃO, MODERNIDADE E ENSINO DE FILOSOFIA

    Carlos José de Melo Moreira, Verônica Lima Carneiro Moreira
    FI01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41770

Educação e Ensino

Ensino e tecnologia educacional

  • CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE SIMULAÇÃO CLÍNICA EM UM CURSO DE MEDICINA DO SERTÃO PARAIBANO ESTUDO PILOTO

    Miguel Águila Toledo, Charlene de Oliveira Pereira, Marcos Eduardo dos Santos Targino, Raphael Raniere de Oliveira Costa
    ETE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID38596

Artigos (interdisciplinar)

Ensaios

  • O PARADOXO CARTESIANO ENTRE ENTENDIMENTO E VONTADE

    Lélio Braga, Aline, Maria Gilvania , Shirsley Joany , Carlos Alberto, Alessandra
    ENS01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41184

Resenhas

  • Neoliberalismo vs. Teoria dos Direitos Humanos uma reflexão sobre a finalidade da educação e a igualdade de acesso

    Fernanda de Paula Santos Amorim, Marcello Calvosa
    RES01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID38331
  • Filosofia Africana: Das Independências às Liberdades

    Itélio Muchisse, Valdimiro Morais
    RES02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41290

Relatos de experiências

  • EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE PRÁTICAS DE MEDICAÇÃO SEGURAS

    Talita de Alencar Araújo, Almária Mariz Batista
    RE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41162
Ver Todas as Edições