Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir pro rodapé
Logo do cabeçalho da página
  • Atual
  • Arquivos
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
Buscar
  • Periódicos UFRN
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Edições anteriores

  • Saberes: Filosofia e Educação
    v. 18 n. 3 (2018)
  • Saberes: Filosofia e Educação
    v. 18 n. 2 (2018)
  • Saberes: Filosofia e Educação
    v. 18 n. 1 (2018)
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 17 (2017)
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 16 (2017)
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 15 (2017)
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 14 (2016)
    378
  • n. esp. (2016): Saberes: Filosofia e Educação - Filosofia, Lógica e Metafísica analítica - Φιλoμενα II
    O presente número especial reúne artigos apresentados na segunda edição do Workshop Φιλoμενα (Filosofia, Lógica e Metafísica analítica).

    O Workshop Φιλoμενα, promovido pelo Grupo de Lógica e Filosofia Formal da UFRN, tem por propósito unir lógicos que trabalham na intersecção entre Lógica e Metafísica, através de aplicações de métodos formais em Filosofia. Lógica, enquanto inicialmente considerada como um ramo da Filosofia, superou seus propósitos originais e encontrou ligações com outras áreas da filosofia, tais como Filosofia da Linguagem, Filosofia da Matemática, Filosofia da Ciência e Filosofia da Mente.

    Desde o seu desenvolvimento moderno, a Lógica se demonstrou ser uma ferramenta poderosa para analisar diferentes teorias filosóficas, assim como seus fundamentos e implicações; além disso, o nascimento e desenvolvimento das Lógicas não-clássicas expandiu seu domínio de aplicação muito além dos sonhos de seus progenitores.

    Tópicos de interesse para nosso Worshop incluem, mas não estão limitados a:
    • Metafísica Modal
    • Referência e Descrições
    • Tópicos filosóficos em Lógicas não-clássicas
    • Valores de verdade
    • Consequência Lógica
    • Pluralismo Lógico x Monismo Lógico
    • Neutralidade Lógica e Metafísica
    • Paradoxos

    A primeira edição do FILOMENA, realizado na UFRN em Setembro de 2014, contou com a participação 15 comunicações e uma mesa redonda sobre “The philosophy of contradictions”, com os seguintes participantes: Hitoshi Omori (CUNY), Peter Verdée (KU-Leuven), Marcos Silva (UFC), Chair: João Marcos (UFRN).
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 13 (2016)
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 12 (2015)
    33
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 11 (2015)
  • n. esp. (2015): Saberes: Filosofia e Educação - I ENAFA e XXIV Semana de Filosofia da UFRN

    Este número especial de 2015 apresenta um conjunto de discussões e problemas em diversas interfaces da Filosofia apresentados no I ENAFA - Encontro Nacional de Filosofia e Arte e na XXIV Semana de Filosofia.  São dois eventos que ocorreram concomitantemente entre os dias 03 e 07 de novembro de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto é uma iniciativa do PET Filosofia e Departamento de Filosofia.

  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 10 (2014)
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 9 (2014)
    UMA ANÁLISE DA DESIGUALDADE SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DO PRINCÍPIO DA DIFERENÇA NA TEORIA DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS; Luca Nogueira Igansi. PARTIDO E TOTALITARISMO EM HANNAH ARENDT; Gustavo Jaccottet Freitas. O CORPO HUMANO COMO CHAVE DE ACESSO AO “ENIGMA DO MUNDO”; Gilmara Coutinho. SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O HABITAR POÉTICO E A SUBJETIVIDADE; Marcus Vinicius de Souza Nunes. EROS, THANATOS E CIVILIZAÇÃO: UMA RELAÇÃO AINDA INESGOTADA; Daltro Lucena Ulguim, Avelino da Rosa Oliveira. ESTRATÉGIAS TRANSCENDENTAIS DE MICHEL BITBOL DIANTE DO DESAFIO DA FÍSICA MODERNA; Gabriel Almeida Assumpção; JUSTIÇA E EDUCAÇÃO NA REPÚBLICA DE PLATÃO; José João Neves Barbosa Vicente. A EDUCAÇÃO EM ALCÂNTARA PELO VIÉS DOS DADOS CENSITÁRIOS; Ricardo Costa de Sousa. POR UMA FORMAÇÃO CIENTÍFICA POSSÍVEL; Maria Olinda Pimentel. FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA VERSUS PROBLEMATIZAÇÃO; Laís Franco Amorim Vieira de Sá
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 8 (2013)
    SOLITÁRIOS NA MULTIDÃO: O SENTIMENTO DE MODERNIDADE NA OBRA DE POE E VALÉRY, Anna Waleska Nobre Cunha de Menezes ; MODOS DA SILOGÍSTICA: PROVAS DE VALIDADE E INVALIDADE EM ARISTÓTELES, Elton Luiz Rasch ; A MORALIDADE SOB O AUSPÍCIO DAS CIÊNCIAS MODERNAS: UM DIÁLOGO ENTRE JEAN JACQUES ROUSSEAU E HANS JONAS, Harim Britto ; INCOMENSURABILIDADE E RACIONALIDADE EM THOMAS KUHN, Adan John Gomes da Silva ; DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS, Eniel do Espírito Santo, Luiz Carlos Sacramento da Luz ; ASPECTOS GERAIS DA ROTINA ESCOLAR NA PRÉ-ESCOLA, Maria José Silva Lobato ; INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO, Marilce da Costa Campos Rodrigues, Aline Maria de medeiros Rodrigues Reali, Daniela Dotto Machado, Jane Borges de Oliveira Santos, Marcia Regina Onofre, Maria Iolanda Monteiro, Terence Peixoto dos Santos ; JOHN DEWEY E MONTEIRO LOBATO: AMBIENTE SOCIAL E CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NO ROMANCE O PRESIDENTE NEGRO, José Claudio Matos, Camila Oliveira Silva
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 7 (2012)
    REVISTA INTERDISCIPLINAR DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
  • No Esp. (2011/1); Saberes: Filosofia e Educação
  • SABERES: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
    n. 6 (2011)
    Revista Interdisciplinar de Filosofia e educaçáo
  • No Esp. (2010): Saberes: Filosofia e Educação

     

    Revista Interdisciplinar de Filosofia e educaçáo

     

  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 5 (2010)
    Revista interdisciplinar de Filosofia e Educaçáo
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 4 (2010)
    Revista Interdisciplinar de Filosofia e educaçáo
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 3 (2009)
    Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educaçáo
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 2 (2009)
    Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educaçáo
  • Saberes: Filosofia e Educação
    n. 1 (2008)
    Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educaçáo
Submissão

e-ISSN: 1984-3879

Qualis: B4

Área: Ciências Humanas

Mais lidos
  • O conceito de filosofia como problema filosófico no ensino médio
    views389
  • PEDRO DEMO: PESQUISA, PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO
    views352
  • O CONCEITO DE BIOPODER EM FOUCAULT: APONTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS
    views277
  • O SABER E O PODER: A CONTRIBUIÇÃO DE MICHEL FOUCAULT
    views255
  • TECENDO A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DO BRASIL INFANTIL
    views121
Idioma
viewsEnglish
viewsEspañol (España)
viewsPortuguês (Brasil)
Informações
  • Para Autores
Open Journal Systems
Sobre este sistema de publicação