ESCOLA DEMOCRÁTICA E ESCOLA COM BUROCRACIA ATUAÇÃO DOS COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR NO ESTADO DE GOIÁS
Resumo
O presente estudo visa discutir os princípios da gestáo da escola democrática e da escola com burocracia, ambos aplicados com maior ou menor intensidade nas escolas brasileiras. As análises que se apresentam têm por objetivo confrontar os modelos de gestáo fundamentados nas imagens organizacionais da escola e no princípio constitucional de gestáo democrática na escola pública, especialmente, aquelas que funcionam mediante a autorizaçáo de órgáos do Sistema Educacional estadual, como é o caso dos Colégios da Polícia Militar do Estado de Goiás (CPMG). Os estudos, ainda inconclusos, desenvolvidos mediante pesquisa qualitativa, por meio de revisáo histórica e análise documental, revelam que o modelo de gestáo escolar declarada, legal e ideal, por Colégios da Polícia Militar do Estado de Goiás, com envolvimento do coletivo e exercido com autonomia e participaçáo, pressupostos fundamentais para o desenvolvimento da cidadania, escondem procedimentos burocráticos, pactuados por agentes que deveriam proteger e fazer cumprir os mecanismos de democracia nas escolas, e que, ao contrário, mobilizam recursos materiais e a permissibilidade para que reinem o autoritarismo, a obediência e as premiações pelos resultados considerados satisfatórios.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.