EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Crislane Barbosa Azevedo

Resumo

Com base em pesquisa bibliográfica e fontes normativas, neste estudo de caráter propositivo, discorre-se acerca das políticas públicas para a Educaçáo Básica com ênfase nas relações entre o ensino de História e a educaçáo para as relações étnico-raciais e apresenta possibilidades de ações didáticas promotoras e valorizadoras das identidades dos alunos dos diversos níveis da escolarizaçáo básica. Para tanto, foi feita pesquisa bibliográfica e em fontes legais. Observa-se o muito já promulgado e regulamentado. Espera-se que as instituições de ensino obtenham condições humanas e materiais para assumirem efetivamente seu papel social e político de reconhecimento, valorizaçáo e difusáo da pluralidade étnico-racial do Brasil. Contribuem para tanto, ações docentes e institucionais (Projeto Político-Pedagógico) em perspectiva multicultural, transversal e interdisciplinar bem como a diversificaçáo de estratégias metodológicas, linguagens e recursos didáticos. 

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Publicado

03-08-2011

Como Citar

AZEVEDO, C. B. EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1097. Acesso em: 26 abr. 2024.